Atividades serão realizadas na Praça São Pedro, das 15h às 19h, gratuitamente
Publicado em 24 de maio de 2024
O Sesc é uma instituição privada que promove o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores do comércio de bens, serviços e turismo, e da comunidade em geral.
Através de uma parceria entre a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Cultura, o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo SESC São Paulo, chega no município no próximo domingo (26).
Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes deste ano, que traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para a edição 2024. As atividades, em Itararé, ocorrerão na Praça Francisco Alves Negrão (Praça São Pedro), das 15h às 19h.
Confira a programação:
Música – Entre uma atração e outra, quem comanda as pickups para manter a animação do público é o DJ Lucas Barata, que já tocou ao lado de Gal Costa (1945-2022), João Bosco, Hermeto Paschoal e Banda Black Rio, entre outros nomes conhecidos. Dono de um acervo pessoal com 12 mil discos de vinil, o DJ, produtor cultural, pesquisador e radialista passeia pela história da música brasileira em sets que tanto podem apresentar artistas para o público quanto incendiar as pistas de dança. Com vinte anos de estrada, já circulou por mais de cinquenta cidades do país.
Dança – A capoeira, praticada desde cedo pelos integrantes do Núcleo Iêê, serve como fio condutor do espetáculo NumCorre, que também engloba as vivências periféricas como base das construções cênicas.
O trabalho propõe uma apresentação que navega pelo corpo, música e poesia que compara e conecta o paradoxo entre a correria infantil e o “corre” do adulto”. Por este trabalho, o grupo foi indicado em duas categorias do Prêmio APCA de Dança em 2023.
Circo – O espetáculo de variedades circenses Varieté Ninguna Costilla estreou na Argentina e chegou ao Brasil mantendo a característica de ocupar o palco com mulheres e gêneros dissidentes. Uma mestra de cerimônias apresenta o elenco atual da Cia. NC, de São Paulo, que estreou em agosto de 2023, e mostra
cenas coletivas concebidas exclusivamente para as apresentações e números individuais de malabares, acrobacia e palhaçaria, entre outros.
Cinema – Destaque para a vivência de Cinema em realidade virtual com o curta-metragem A linha (2019), dirigido pelo brasileiro Ricardo Laganaro e premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália. Um equipamento especial permite ao público interagir com a maquete utilizada como cenário do filme, numa experiência participativa com realidade virtual. Na São Paulo dos anos 1940, Pedro e Rosa parecem perfeitos um para o outro. Para viver sua história de amor, porém, precisam superar importantes barreiras, já que estão presos a engrenagens que os levam a caminhos opostos.
Literatura – Com a vivência Histórias da gaveta, os atores Caio Merseguel e Yuri de Francco da Cia. Teatro InComum, dão vida aos personagens Guarda-Pó e Tira-Poeira, que circulam com um móvel cheio de gavetas de onde saem diferentes narrativas, trava-línguas, adivinhas, músicas e até perfume. Em interações divertidas, a dupla convida o público a abrir as gavetinhas e descobrir histórias prontas para ser compartilhadas. Livros artesanais em tamanho grande ajudam a despertar o interesse do público na mediação de leitura
Costurando memórias, comandada por Manoel Francisco Filho e Daniela Lopes Francisco da Cia.
No Caminho do Sol. Com narrativas autorais, as obras abordam temáticas folclóricas e reflexivas, tomando como ponto de partida o olhar afrocentrado, desconstruindo estereótipos e favorecendo a diversidade.
Artes visuais e Tecnologias – Mil olhos, lombadeus e clóvis remelento são apenas alguns exemplos de bichinhos que já foram inventados nas oficinas de Andréia Kusaba, da Dolls Imaginarium, que é formada em história da arte.
No Circuito Sesc ela ministra a atividade Bestiárius insectus: construção de insetos imaginativos. Colados ou costurados, feitos de arame, pelúcia, linhas ou papel texturizado, entre outros materiais, eles surgem da criatividade dos participantes e podem dar origem a uma coleção única e muito curiosa.
Central de Relacionamento Itinerante – No dia em que o Circuito acontece, em cada cidade também haverá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação
completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.
Sobre o Sesc – O Sesc é uma instituição privada que promove o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores do comércio de bens, serviços e turismo, e da comunidade em geral. Por ser mantido pelas empresas dessas áreas, o Sesc considera como público prioritário seus trabalhadores.