Publicado em 18 de novembro de 2022

Itararé (SP) recebe ‘Prêmio Luiza Matida’ por trabalhos para eliminação da sífilis congênita

No município, os esforços relativos à eliminação da doença se dão por meio do pré-natal de qualidade

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu o ‘Prêmio Luiza Matida – 4ª Edição’, em reconhecimento ao trabalho realizado para eliminação da sífilis congênita no Estado de São Paulo. O município foi um dos 137 selecionados dentre todo o estado para receber a premiação.

Conforme a secretária da Pasta, Silvia Pontes Barreiro, no município, os esforços relativos à eliminação da doença se dão por meio do pré-natal de qualidade. “Através disso, é possível realizar a detecção precoce e tratamento de gestantes que possuem a doença, bem como de seus parceiros, para minimizar os riscos da transmissão da mãe para o bebê”, explica.

“Os casos recebem acompanhamento nas Unidades de Saúde, onde são tratadas com medicação específica e realizam exames laboratoriais mensalmente. Todos os casos são notificados à Vigilância Epidemiológica, que também realiza o acompanhamento dessas gestantes, o que garantiu a redução na taxa de incidência da sífilis congênita em 2022”, detalha Silvia.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a conquista é prova do comprometimento do poder público com a população. “Estamos trabalhando com afinco, e assim seguiremos, para garantir cada um atendimento de excelência e uma Saúde cada vez melhor para a população”, enfatiza.

Saiba mais – A sífilis é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Já a sífilis congênita é adquirida por meio da transmissão da doença da mãe para o bebê. É uma condição grave que pode causar má-formação do feto, aborto ou morte ao nascer.

A sífilis é considerada a infecção sexualmente transmissível (IST) com maior índice dentre a população. Como toda IST, a melhor forma de prevenção é a utilização do preservativo. Mas, caso haja a infecção, é preciso tratar. No caso da gestante, o quanto antes ela e o parceiro forem tratados, menores são os riscos para o feto.

Prêmio Luiza Matida – O Prêmio, do Programa Estadual DST/Aids-SP é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida. Falecida em 2014, ela foi uma das responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis no estado de São Paulo e trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde. A redução dos casos e a organização das ações de controle da sífilis no estado de São Paulo nos últimos anos deve-se em grande parte ao seu árduo e incansável trabalho.