A ação visa a difusão dos ensinamentos de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros

Publicado em 13 de fevereiro de 2023

Itararé (SP) recebe Programa Bombeiro na Escola

O Programa tem como objetivo ensinar e orientar as crianças sobre situações de risco do dia a dia

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Itapeva (SP), iniciou, nos dias 07 e 08 de fevereiro, o programa Bombeiro na Escola.

A ação, ministrada pelos bombeiros educadores cabo Claudinei e soldado Adevanir, tem como objetivo ensinar e orientar as crianças sobre situações de risco do dia a dia, além dos conhecimentos básicos sobre o trabalho de um bombeiro. O programa visa a difusão dos ensinamentos de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.

A ação foi ministrada pelos bombeiros educadores cabo Claudinei e soldado Adevanir

São quatro horas-aula, divididas em dois encontros. Na ocasião, os alunos recebem orientação sobre como acionar os bombeiros e, de maneira descontraída, são alertados de que trote não é brincadeira e pode custar uma vida.

Além das instruções, os estudantes recebem material educativo com orientações de como evitar afogamentos, acidentes de trânsito, acidentes de lazer e como agir em caso de acidentes. A ação se estenderá a todos os alunos do 4º e 5º dos Anos Iniciais e 8º e 9º dos Anos Finais em todas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, a iniciativa é importante para incentivar as crianças a desenvolverem mecanismos de autodefesa em situações de risco como em acidentes. “O Programa Bombeiro na Escola atua como uma formação paralela e complementar, ligada à questão de cidadania e responsabilidade social, fundamental para formação de nossas crianças”, comenta.

O prefeito, Heliton do Valle, destaca ter sido uma grande conquista para o município participar do programa. “Acreditamos que os ensinamentos devem extrapolar a sala de aula e se estender para outros espaços, é nosso dever formar cidadãos responsáveis. Nossas crianças são, também, multiplicadores de informações e levam para a sua família, os ensinamentos aprendidos no Programa”, finaliza.