Em parceria com a Prefeitura, serão realizadas atividades entre os dias 22 de agosto e 02 de setembro

Publicado em 19 de agosto de 2022

Itararé (SP) recebe Programa Na Pista Certa da Fundação MAPFRE

A ação têm como objetivo proporcionar vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação MAPFRE, promoverá, entre os dias 22 de agosto e 02 de setembro, o programa Na Pista Certa. As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes Antônio Pelissari e têm como objetivo proporcionar vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

Em meio às práticas que fazem parte do conceito do programa, as crianças (com idades entre quatro e nove anos) utilizarão bicicletas, triciclos ou percorrerão a pé um mini-trajeto viário com faixas e sinalizações, onde serão orientadas por monitores sobre segurança do condutor, faixas, mãos-de-direção, o uso correto do cinto, placas, limites de velocidade e valores comportamentais.

Cada atividade atende até 35 crianças por vez, em cerca de 60 minutos e acontecerá das 8h20 às 12h20 e das 13h20 às 16h20 todos os dias. Durante a semana, alguns horários serão voltados para as escolas municipais agendadas previamente, sendo aberta ao público visitante do ginásio de segunda a sexta-feira das 10h50 às 12h20, sábado (27) o dia todo e domingo (28) a partir das 13h30.

Durante as atividades são apresentadas regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, é possível aprender sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, pois são abordados temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora, entre outros.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, as atividades lúdicas e práticas contribuem com o desenvolvimento das crianças no espaço escolar. “Poder proporcionar essa vivência, com direcionamento, fora do ambiente escolar é uma forma de ampliar o conhecimento dos estudantes, permitindo que eles aprendam e tragam, para a sala de aula, o que foi aprendido durante as atividades”, comenta.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a parceria é benéfica para a formação dos futuros cidadãos. “Permitir que as crianças tenham acesso às atividades relacionadas ao trânsito, participando de momentos como esses, é uma forma de plantar a semente e contribuir com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, finaliza.