Em parceria com a Prefeitura, serão realizadas atividades entre os dias 10 e 14 de junho

Publicado em 3 de junho de 2024

Itararé (SP) recebe Programa Na Pista Certa da Fundação MAPFRE

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação MAPFRE, promoverá, entre os dias 10 a 14 de junho, o programa Na Pista Certa. As atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes Antônio Pelissari e têm como objetivo proporcionar vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

A estrutura oferecida simula uma cidade com ruas, edifícios e sinalizações de trânsito. Em um passeio divertido, as crianças participantes assistem a uma apresentação de teatro que traz princípios de cidadania, meio ambiente e segurança viária. Em seguida, elas colocam em prática o que aprenderam pilotando triciclo infantil ou bicicleta.

Em meio às práticas que fazem parte do conceito do programa, as crianças (com idades entre quatro e nove anos) utilizarão bicicletas, triciclos ou percorrerão a pé um mini-trajeto viário com faixas e sinalizações, onde serão orientadas por monitores sobre segurança do condutor, faixas, mãos-de-direção, o uso correto do cinto, placas, limites de velocidade e valores comportamentais.

O evento também é aberto ao público para visitação.

Para a secretária da Pasta, Maria Paula Favier, as atividades lúdicas são essenciais para complementar o desenvolvimento das crianças no espaço escolar. “Promover essa interação é ampliar o conhecimento de nossos estudantes de forma prática e dinâmica, permitindo melhor absorção do conhecimento e, posteriormente, aplicação nos estudos da sala de aula”, comenta.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a parceria reflete e contribui para a formação dos futuros cidadãos. “Parcerias como essa, que expandem as vivências de nossos pequenos itarareenses para aprendizados fora do espaço escolar, são sempre bem-vindas, pois despertam o interesse dos estudantes, promovem a interação e estimulam o convívio social, promovendo uma formação sólida e humanizada para nossos futuros cidadãos”, finaliza.