Somente em março e abril deste ano, 29 casos foram confirmados

Publicado em 10 de maio de 2022

Itararé (SP) registra aumento significativo no número de casos de Dengue

Ao perceber sintomas da Dengue, procure uma Unidade d Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, registrou, no período de 01 a 05 de maio, 19 novos casos de Dengue no município.

Diante do aumento significativo, a Prefeitura alerta para que os munícipes atentem-se aos cuidados de prevenção, evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

De janeiro a maio deste ano, 97 casos já foram notificados. Destes, 29 pacientes foram confirmados como positivos, 32 aguardam o resultado do exame e 36 testaram negativo.

Somente em março e abril, 29 casos foram confirmados nos seguintes bairros: Jardim Claudina, Vila Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Vila Osório, Cerrado, Alto dos Pinheiros e Vila Santa Terezinha.

Conheça os sintomas – O primeiro sintoma da dengue é febre alta, de 39° a 40°C, de início repentino, se estendendo de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor no corpo e articulações, prostração, fraqueza e manchas vermelhas nos olhos.

Ao identificar dois ou mais sintomas, é preciso procurar, com urgência, a Unidade de Saúde mais próxima ou a Santa Casa. A Vigilância alerta, ainda, que a pessoa suspeita de Dengue use repelente, prevenindo, assim, o contágio para outras pessoas.

Prevenção – A principal maneira de prevenir o avanço da Dengue é combater os mosquitos, eliminando os locais que possam ocasionar o acúmulo de água. Para isso, é importante:

– Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;
– Não deixar entulho no quintal;
– Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
– Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas;
– Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
– Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva;
– Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;
– Os bebedouros de cães, gatos e passarinhos lavar e trocar a água uma vez por semana;
– Manter o aquário limpo e fechado.

Lembre-se: os agentes de endemia são aliados no combate à Dengue. A autorização para que eles entrem em sua residência é fundamental para intensificar as ações e evitar a ocorrência de criadouros do mosquito.