Microchipagem é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária no processo de castração

Publicado em 19 de julho de 2023

Itararé (SP) registra mais de 1800 animais chipados de forma gratuita

Para realizar o agendamento ou esclarecer dúvidas sobre o procedimento, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária através do telefone_WhatsApp (15) 3532-2457.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, segue promovendo a microchipagem gratuita de animais no município. Iniciado em novembro de 2022, o procedimento já atendeu 1844 animais, entre cães, gatos, equinos e muares.

Com a finalidade de facilitar o encontro dos tutores responsáveis em caso de perda ou abandono, a microchipagem é aliada ao protocolo de castração de cães e gatos, sendo também realizada em cavalos e mulas resgatados pela Secretaria.

Neste mês de julho, foi registrado mais um caso de localização de tutor, quando uma munícipe compareceu à Secretaria com uma gata que aparentava estar perdida. Após a avaliação realizada pela equipe veterinária da Prefeitura, foi possível identificar que se tratava de um animal chipado. Com as informações registradas, a equipe conseguiu contato com a proprietária que compareceu para o resgate.

Conforme o secretário da Pasta, Jerônimo Almeida, a Secretaria realiza, junto aos protocolos de castração e microchipagem, a busca ativa. “Estabelecemos uma parceria junto aos protetores de animais de Itararé para a busca ativa por cães e gatos que estão sob a posse das entidades acolhedoras, facilitando a localização e identificação em casos futuros de abandono, por exemplo”.

Para o prefeito, Heliton do Valle, o controle populacional de cães e gatos é essencial para contribuir com a saúde animal. “Além de evitar o abandono e facilitar a identificação de maus tratos, a microchipagem, aliada à castração, traz um efetivo controle populacional desses animais, o que garante maior qualidade de vida não só para os animais, mas também para nossos itarareenses”, finaliza.

Saiba mais – De novembro de 2022 a julho de 2023, o município realizou a microchipagem de 1844 animais, sendo: 656 cães fêmeas; 289 cães machos; 575 gatas fêmeas; 304 gatos machos e 10 equinos e muares.

Como é feita a microchipagem Através de uma agulha, o microchip é inserido entre as escápulas do animal, e pode ser acessado através de um leitor específico. O aparelho conterá todos os dados do animal e do tutor, incluindo documentos pessoais e endereço, os quais ficarão disponíveis para proprietário e poder público através do site www.br.animalltag.com.
Agendamento e dúvidas – Para realizar o agendamento ou esclarecer dúvidas sobre o procedimento, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária através do telefone/WhatsApp (15) 3532-2457.