Os anos iniciais do Ensino Fundamental alcançaram 6,4 no ranking
Publicado em 21 de setembro de 2022
Os anos iniciais do Ensino Fundamental alcançaram 6,4 no ranking
Mesmo após um ano letivo atípico e repleto de desafios, a Educação de Itararé (SP) alcançou um resultado significativo e uma das melhores médias da região, atingindo 6,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já o Ensino Fundamental Anos Finais manteve a média de 4,9.
De acordo com as supervisoras de ensino, Luciana Becker e Camila Braga, com a nota obtida pelos Anos Iniciais, o município ultrapassou não somente a média estadual, de 6,3, como também a média nacional, de 5,8, números, estes, que referem-se à 2021, quando a maior parte das escolas brasileiras ainda estavam fechadas ou funcionando de forma híbrida.
Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, é imprescindível comemorar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pois eles determinam que a queda nos níveis de proficiência foi menor do que a esperada e a análise dos resultados demonstra que a defasagem poderá ser superada em pouco tempo com o retorno das aulas presenciais.
“A partir desses resultados, a Secretaria de Educação e as Unidades Escolares analisarão o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, procedendo leituras comparativas com as edições anteriores. Dessa forma, será possível planejar ações futuras interventivas que venham a suprir a defasagem das aprendizagens das crianças e adolescentes decorrente do período pandêmico”, detalha a secretária.
Para o prefeito, Heliton do Valle, a Rede Municipal de Ensino está de parabéns diante de todos os esforços realizados pelos gestores, professores e equipes de apoio para manter a educação ativa durante o fechamento das escolas. “Os resultados são mérito de todos que não deixaram a educação parar num dos períodos mais difíceis já enfrentados pelas redes de ensino de todo país”, enfatiza.
Ideb – O Ideb foi criado em 2007 e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice, que varia de 0 a 10, é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.