Ação segue nas escolas durante as próximas quartas-feiras do mês

Publicado em 9 de maio de 2022

Maio Laranja: Educação de Itararé (SP) inicia ciclo de palestras sobre abuso e exploração sexual

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação de Itararé (SP), iniciou, na última semana, o ciclo de palestras para as escolas do Ensino Fundamental dos Anos Finais, do 6º ao 9º ano.

A primeira palestra aconteceu na quarta-feira (04), na Escola Municipal do Campo Profª Andréa Ferraz. A programação segue nas próximas quartas-feiras do mês, conforme o cronograma: dia 11, na Escola Municipal do Campo Alice Fonseca Braga, dia 18, na Escola Municipal Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e , dia 25, na Escola Municipal Profº Juracy Martins.

A ação tem como objetivo orientar os alunos sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual, trazer dicas de como identificar a violência e incentivar que situações como essas sejam denunciadas.

A palestrante Viviane Orejana também abordou, com os alunos de 8º e 9º anos, o tema: ‘Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/ AIDS’, assunto que faz parte das ações do Programa Saúde na Escola – 2021-2022.

Você sabe o que é Maio Laranja? – Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, criou-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge, com isso, a Campanha ‘Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, de modo a garantir que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.