Ação aconteceu nesta quinta-feira (18)
Publicado em 18 de maio de 2023
Ação aconteceu nesta quinta-feira (18)
As ruas de Itararé (SP) foram tomadas pela cor laranja, acompanhada de buzinas, carro de som e música nesta quinta-feira (18). A carreata, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é ação alusiva ao 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com início na rua São Pedro, área central do município, os carros seguiram por diversos bairros, passando pela Vila Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Vila Santa Terezinha, Parque das Nações, Distrito Industrial e Vila Tonico Adolfo.
Conforme a secretária da Pasta, Vanessa Machado, a ação é tradicional no município. “O 18 de maio é uma data muito importante para ser lembrada. A luta contra a exploração de crianças e adolescentes é diária e, durante o mês dedicado à conscientização, são inúmeras as atividades desenvolvidas para marcar esse dia”, comenta.
Para o prefeito, Heliton do Valle, movimentos como este levam conscientização e informação aos munícipes. “Tão importante quanto promover a conscientização de todos, é levar informação das reais consequências e mostrar as formas de denúncia. É indicar os meios de resolução deste grave problema social”, enfatiza.
Maio Laranja – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi determinado oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
Denúncias – Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições de forma totalmente anônima:
• Conselho Tutelar de Itararé
Telefone (15) 3532-4545
Celular/Plantão (15) 99606-3555
• Disque 100
• Polícia Militar – 190
• Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé
Telefone 153 ou (15) 3531-2120
•Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Itararé
Telefone (15) 3532-2011
• Crimes na web