Publicado em 10 de novembro de 2014

Moradores do Cerrado participam  de projeto de reciclagem

Publicado em: 10 de novembro de 2014 às 20:41

Na última semana os moradores do bairro rural do Cerrado participaram do lançamento do projeto Cuidando do Seu Lixo. Na ocasião os alunos da Escola Estadual Christiano Marques Bonilha estiveram reunidos no pátio da escola, onde foram apresentados ao projeto-piloto de reciclagem solidária.

Passeio+turismo

A iniciativa do projeto é da Prefeitura Municipal de Itararé, através da Coordenadoria de Turismo, que em parceria com a Cooperativa Nova Esperança, tem como objetivo envolver a comunidade local, promovendo ações de conscientização sobre o descarte adequado do lixo, que deverá ser feito com a separação dos materiais ainda em sua residência.

Segundo a Coordenadoria e Turismo, o projeto é coordenado pelo “Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos” da unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI do Alto do Paranapanema. O projeto foi desenvolvido pela UNESP, através da Câmara Técnica de Educação Ambiental, cuja proposta é disseminar as informações e conhecimentos adquiridos, promover a realização de oficinas de orientações técnicas, em parceria com as Diretorias de Ensino de Itapetininga, Itararé, Itapeva e Piraju.

O projeto de reciclagem busca também sensibilizar vários setores da sociedade sobre a questão da preservação do meio ambiente e em sua metodologia utiliza o modelo de coleta seletiva que está sendo praticada na cidade de Riversul.

O levantamento quantitativo e qualitativo em todas as fases do projeto foi elaborado através de dados obtidos junto ao IBGE, Secretarias da Prefeitura Municipal e Escola local.
De acordo ainda com a Coordenadoria de Turismo acompanhamento do projeto será realizado pelos alunos, professores e pela própria Coordenadoria de Turismo. Depois de uma avaliação mensal os responsáveis poderão ajustar o projeto conforme as necessidades e perfil do local.

Estiveram presentes no lançamento do projeto a comunidade, representantes da Delegacia de Ensino de Itararé, Guilherme, Rose, Marcia, Rita; Hilda da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Paloma da Cooperativa Nova Esperança, o professor Vinicios, diretora Zuleide e coordendora Maria Lucia da Escola Christiano Marcos Bonilha.
As atividades do ‘Cuidando do Seu Lixo’ começaram na terça-feira (11), quando alunos e professores entregaram aos moradores, sacos bags para coleta e panfletos de instrução.

Passeio

A Coordenadoria de Turismo, com intuito de promover uma maior interação entre os participantes do projeto, levou os alunos para um passeio no Vale do Paraíso, na tarde de 18 de outubro. A trilha passou por pontos turísticos de destaque, como Cânion do Pirituba, Pedra da Galinha e Pedra do Camelo. A oportunidade aliou Educação Ambiental e Cultural, essenciais para o desenvolvimento do turismo na região.

Veja as fotos: Clique aqui