Na Rede Municipal de Ensino, o cardápio prioriza alimentos frescos e minimamente processados

Publicado em 16 de outubro de 2018

No ‘Dia da Alimentação’, prefeito de Itararé (SP) enfatiza importância de hábitos saudáveis

Visando proporcionar uma alimentação mais saudável e balanceada aos alunos, o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, tem, desde o início da gestão, dedicado atenção especial ao cardápio servido nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a nutricionista Mariah Nogueira Ghizzi Pereira, ele é elaborado mensalmente, priorizando os alimentos frescos e os minimamente processados. “Todos os alunos da Rede são atendidos e o cardápio é diferenciado em cada ensino, de acordo com a faixa etária dos alunos”, destaca.

Conforme Mariah, nas unidades escolares que atuam em período integral, são servidas três refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Nas creches, também é servido o jantar. “Já nas escolas de período parcial, são distribuídas duas refeições por turno e, nas de período noturno, apenas uma”, explica.

Para o prefeito, garantir uma alimentação variada e de qualidade nas escolas é garantir uma educação melhor. “Mais do que aprender sobre os benefícios de uma vida saudável e de comer corretamente, nossas crianças têm hoje oportunidade de usufruir de um cardápio completo e balanceado”, enfatiza.

Dia da Alimentação – Criado com o objetivo de gerar reflexão sobre temas como a fome e segurança alimentar, o Dia da Alimentação é comemorado em 16 de outubro. A data foi escolhida em razão de marcar o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Segundo Mariah, todo ano, o órgão seleciona um tema para ser abordado em atividades realizadas em eventos organizados em mais de 150 países em todo o mundo. Neste ano, a FAO lançou um concurso que propõe a criação de um cartaz para a campanha mundial ‘Fome Zero’.

Podem participar crianças e adolescentes de 5 a 19 anos do mundo inteiro para expressar, em forma de desenho, como o mundo pode alcançar a meta de erradicar a fome até 2030”, acrescenta.

As inscrições vão até o dia 9 de novembro. Mais informações podem ser obtidas através do site https://goo.gl/9tQPbc.