Inúmeras vitórias já foram alcançadas na área e há previsão para novos avanços ainda em 2019

Publicado em 16 de maio de 2019

No dia do Assistente Social, Prefeitura de Itararé (SP) comemora conquistas na área

A gestão tem trabalhado muito em prol a causa assistencial

Promover o bem-estar físico, psicológico e social do assistido é a principal missão do assistente social. Esse profissional está presente em diversos setores de atuação, seja em empresas, organizações não-governamentais (ONGs) ou órgãos públicos, como a Prefeitura de Itararé (SP), onde, através de trabalho e dedicação, fazem diferença na vida de centenas de pessoas.

Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Perucio, através da atuação profissional, o assistente social compreende que cada ser humano é único, com um contexto de vida exclusivo.

Para ela, é uma grande alegria poder colaborar para que os assistidos tenham garantidos os seus direitos sociais. “A profissão de assistente social faz com que convivamos com pessoas que nos transformam em seres humanos melhores, afinal passamos a fazer parte da história de vida das pessoas, e elas passam a fazer parte da nossa; são vínculos e laços estabelecidos no dia a dia”, destaca.

Investimentos – De acordo com Luciana, atualmente, 11 profissionais da área atendem cerca de 1.126 pessoas mensalmente. “Além disso, também atendemos o Bolsa Família e servimos aproximadamente 1200 refeições mensais”, explica.

Segundo a secretária, a gestão Heliton do Valle teve muitos desafios na área. “Tínhamos a missão de reordenar os serviços ofertados e colocar em prática programas que estavam parados, como por exemplo as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AE-PETI) e posso dizer que conseguimos!”, destaca.

Além disso, inúmeras outras melhorias também foram realizadas, como as mudanças dos serviços de acolhimento, como a Casa da Criança e a Casa de Passagem para locais mais amplos e adequados às necessidades de cada um e a capacitação para as equipes de referência de todos os serviços. A conquista do ‘Selo Inicial’ do Programa São Paulo Amigo do Idoso, a adesão ao Programa ‘Estratégias Brasil Amigo da Pessoa Idosa’ e a descentralização do Programa Bolsa Família e Cadastro Único também são exemplos da dedicação do Executivo à causa assistencial.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a previsão é de que mais avanços venham em breve. “Nossa gestão está preocupada com a adequação das equipes, o que reflete na qualidade de atendimento à população. Em vista disso, já realizamos um concurso público e estamos com outro em aberto para garantir que a população itarareense receba um atendimento cada vez melhor e mais completo”, finaliza.

Saiba mais – A Secretária de Assistência Social de Itararé fica a rua São Pedro, 420, Vila Jurandir. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (15) 3532-2271 ou (15) 3532-4363.