Funileiro completará 38 anos de casa

Publicado em 26 de outubro de 2018

No Dia do Servidor Público, Prefeitura de Itararé (SP) homenageia funcionário mais antigo

O funileiro recebeu elogios do prefeito e também do secretário municipal de Serviços Gerais

Esta história começa em 1980, quando muitos dos atuais funcionários da Prefeitura de Itararé (SP) não haviam nem nascido e Oswaldo Gaia, de 62 anos, dava início a carreira profissional.

Com quase 38 anos como servidor público municipal, ele relembra como tudo começou. “Parece brincadeira, mas entrei na Prefeitura por causa do futebol. Eu era um bom jogador e os funcionários montaram um time para disputar os campeonatos da cidade e da região. Como estava desfalcado precisavam de mim. Entre um jogo e outro eu conheci o Laco, que veio a ser o meu chefe”, recorda.

Segundo ele, perto da final de um dos jogos, Laco o ofereceu uma vaga na funilaria. “Na época, não tinha concurso público. Para trabalhar na Prefeitura tinha que ser bom no que fazia. E para o Laco eu era bom funileiro e bom jogador. Aceitei o convite e aqui estou eu até hoje”, detalha.

O funileiro explica que quando aprendeu a profissão tudo era feito com muito sacrifício. “Muitas vezes não tinha dinheiro para comprar as peças, tinha que readequar os materiais para fazer um bom serviço, então, se hoje tenho a possibilidade de trabalhar com bons materiais não preciso esbanjar, uso o necessário, vejo a economia como parte essencial do meu trabalho”, enfatiza.

O funcionário diz ter gratidão pela atividade e pela Prefeitura. “Eu criei meus filhos com o suor do meu trabalho. Deus levou um deles antes de levar a mim e trabalhar me ajudou a superar a dor, não penso em parar com minha atividade tão cedo, espero ter muitos e muitos anos de casa ainda”, afirma.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, a permanência de Oswaldo durante todos estes anos é motivo de orgulho. “Nos faz muito bem ter um funcionário que vem trabalhar com alegria, disposição e preza pela qualidade do serviço enquanto, ao mesmo tempo, pensa na economia”, elogia o servidor.

Sobre a demanda, Oswaldo conta que ao longo dos anos viu a Prefeitura crescer, evoluir e, com isso, claro, o trabalho aumentar, mas hoje não realiza os serviços sozinhos, conta com o auxílio de mais um funileiro, para que tudo seja feito no menor tempo possível.

Para o secretário Municipal de Serviços Gerais, Gilberto Cortes, Feijão, como Oswaldo é carinhosamente conhecido, é um exemplo de funcionário. “Ele é ímpar, honesto, trabalha com dedicação e nunca faz cara feia para a demanda. Tenho enorme satisfação em contar com ele no time”, destaca.

Heliton reforça que o trabalho exemplar desempenhado pelo colaborador serve de estímulo aos que têm anos de casa. “Não podemos nos acomodar, cair na rotina, por mais experiência e tempo de casa que tenhamos é importante ver o serviço sempre como algo em evolução. Fico contente com a oportunidade que tenho de ter um funcionário assim”, conclui.