Chefe do Executivo detalha dia a dia na gestão

Publicado em 22 de outubro de 2018

“Nossa vida é lutar pela população”, destaca prefeito de Itararé (SP)

Conforme Heliton, o papel de prefeito não é possível se exercer sozinho, por isso, a gestão conta com os secretários e coordenadores municipais. Na foto, Heliton com um morador e o secretário Gilberto

Há quem diga que eles nada o fazem, pois têm o ‘poder da caneta’, outros que só aparecem de quatro em quatro anos. Alguns enfatizam que só desejam benefícios e nada mais. Mas em Itararé (SP), porém, a realidade é outra. A função de prefeito é bem exercida, conforme explica o atual, Heliton do Valle. “As antigas gerações e a antiga política deixaram um marco negativo na função. Quando me elegi, tinha vários propósitos. Trabalhar, de fato, como prefeito era um deles. E assim está sendo”, comentou.

A função principal de um prefeito é administrar a cidade. Conforme Heliton, este papel não é possível se exercer sozinho, por isso, a gestão conta com os secretários e coordenadores municipais. Cada qual, coordena a sua Pasta. “Juntos somos um time que movimentamos a cidade toda”, explica.

Segundo ele, cabe ao prefeito, buscar apoio político a nível nacional para negociar recursos ao município; colocar em prática um plano de desenvolvimento para o município, verificar junto a equipe a demanda da cidade; administrar todas as verbas; analisar as leis criadas pelos vereadores; coordenar o time de governo; propor Projetos de Lei; garantir a conservação da cidade; fazer a execução de políticas públicas e de programas sociais para a população e manter relacionamento com os vereadores.

Com o slogan ‘Aqui o trabalho não para’, ‘Itararé um Novo Tempo, Uma Nova História’, Heliton tem aproveitado o cargo para fazer diferença na cidade. “Eu vejo que o trabalho deve ser desenvolvido junto à população, por isso sempre enfatizo que a gestão não é minha, é nossa”, expõe.

Além das funções diárias de prefeito, o chefe do Executivo busca ir além. “Estar neste cargo não se resume somente a aparecer de quatro em quatro anos, assinar papéis ou ficar no Gabinete. Pelo menos não na nossa gestão. Fazemos questão de, sempre que possível, estar nas ruas, realizar visitas nos bairros e instituições, ouvir os munícipes, acompanhar as obras e verificar as demandas. Nossa vida é lutar pela população”, finaliza.