Prefeitura de Itararé

Publicado em 19 de novembro de 2013


Apresentação gratuita acontece dia 15/12 no Teatro Municipal

filipeta jazz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Através de nova parceria celebrada pela Coordenadoria Municipal de Cultura com instituições ligadas a governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Itararé apresenta concerto inédito da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, regida pelo Maestro João Maurício Galindo, no Teatro Municipal Sylvio Machado. Às 16h do dia 15 de dezembro, pela primeira vez no município, a Big Band de uma das mais conceituadas orquestras do mundo se apresenta em espetáculo gratuito para a população. O programa do concerto inclui composições de Johann Sebastian Bach, Scott Joplin, Chiquinha Gonzaga, Chico Buarque, Tom Jobim, entre outros notáveis da música popular e erudita.

 

JAZZ SINFÔNICA

 

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar e lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

 

O grande maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz, transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico.

 

A orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D’Rivera e muitos outros. João Maurício Galindo é o Diretor Artístico e Regente Titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

 

JOÃO MAURÍCIO GALINDO

 

João Maurício Galindo, um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, está à frente da Jazz Sinfônica há 11 anos, levando em seu currículo a honra de ter sido convidado a assumir este posto pelos próprios músicos da orquestra.

 

Embora envolvido em diversas outras atividades, tem a Jazz Sinfônica como centro de suas atenções, por acreditar ser ela o mais importante centro de criação musical da atualidade em nosso país. Mais do que reger concertos, dirigir a Jazz Sinfônica é estabelecer conexões com grandes intérpretes, compositores e arranjadores de todo o mundo, promovendo a criação de um repertório novo e estimulante.

 

Além deste trabalho com a Jazz Sinfônica, Galindo é também regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras, como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma. Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.

 

Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, “Pergunte ao Maestro” e “Encontro com o Maestro”. Na TV Cultura apresenta o “Pré-Estreia”.

 

Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, produzida pela “TUCCA”, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou pela Melhoramentos o livro “Música, pare para ouvir”.

 

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, Galindo é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp.

 

Galindo é Bacharel em Composição e Regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.

 

 

Como o número de assentos é limitado, os interessados devem procurar com antecedência a Coordenadoria de Cultura, que fica na Rua XV de Novembro, 69. Mais informações através do telefone (15) 3532-8000 r. 8076 ou 8077 e do e-mail cultura@itarare.sp.gov.br.

 

O evento é uma realização do governo do Estado de São Paulo, do Instituto Pensarte e da Jazz Sinfônica, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITARARÉ

 

Prefeita do Município

Maria Cristina Carlos Magno Ghizzi

 

Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

Maria Aparecida Damásio Vieira

 

Coordenador Municipal de Cultura

Murilo Prado Cleto

 

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Governador do Estado

Geraldo Alckmin

 

Secretário de Estado da Cultura

Marcelo Mattos Araujo

 

Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural

Maria Thereza Bosi de Magalhães

 

 

 

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DE CULTURA INSTITUTO PENSARTE

 

Presidente do Conselho

Leonardo Brant

 

Diretor Executivo

Marcos Barreto Corrêa

 

 

JAZZ SINFÔNICA

Maestro Fundador Cyro Pereira (1929-2011)

Diretor Artístico e Regente Titular

João Maurício Galindo

 

Regente Adjunto

Fábio Prado

 

Coordenação de Produção

Yara Ferrauto

Produção Técnica

André Pádua

 

Montadores de Orquestra

Edson Ornaghi, Plínio Conceição

 

Gerente de Orquestra

Marco Aurélio de José

 

Coordenação de Arquivo Artístico

José Luiz Ribalta

 

Arquivista

Fabiana Rodrigues

 

Assistente Administrativa

Alice Carvalho de Almeida

 

 

Serviço:

Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo

Local: Teatro Municipal Sylvio Machado

Horário: 16h

Entrada: gratuita

Capacidade: 290 lugares

Classificação: livre

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados