Publicado em 25 de março de 2025

Os jovens que concluem o ensino fundamental II em Itararé (SP) têm uma excelente oportunidade de ingressar no ensino médio já cursando, simultaneamente, um curso técnico. A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itararé, por meio do Centro Paula Souza e com o apoio da Prefeitura Municipal, oferece ensino médio integrado aos cursos técnicos em Administração e Serviços Jurídicos, proporcionando uma formação completa e ampliando as perspectivas para o mercado de trabalho.
A secretária municipal de Educação, Gercilene Alcântara esteve na ETEC, na última semana, para reforçar o compromisso de parceria que beneficia jovens e todos aqueles que querem se qualificar gratuitamente em Itararé.
Segundo o diretor da ETEC, Leandro Pacheco Borges, essa é uma grande vantagem para os alunos. “Ao concluir o ensino médio com um curso técnico, o estudante já sai preparado para ingressar no mercado de trabalho ou continuar os estudos em uma universidade, aumentando suas oportunidades profissionais desde cedo.”
Além da formação integrada ao ensino médio, a ETEC também disponibiliza o curso técnico em Administração para quem já concluiu o ensino médio e deseja se especializar. Os cursos técnicos garantem uma formação prática e teórica, tornando o profissional mais qualificado e competitivo no mercado. Os formandos encontram oportunidades tanto no setor privado quanto no público, além de terem maior facilidade para empreender.
A instituição ainda oferece cursos rápidos de qualificação profissional em diversas áreas, com duração de 12 dias, como panificação, chocolateria, eletricista entre outros. Esses cursos gratuitos representam uma excelente oportunidade para quem busca uma recolocação profissional ou deseja iniciar uma nova carreira.
Inscrições abertas para novas turmas
Para os interessados nos cursos técnicos, as inscrições para o Vestibulinho abrem em abril. Já para os cursos de qualificação rápida, novas turmas serão abertas no segundo semestre.
Além dessas oportunidades, a ETEC de Itararé conta também com um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), oferecendo graduações online nos eixos de Licenciatura, Computação e Negócios e Produção. As inscrições para o vestibular da Univesp estão abertas até 7 de abril pelo site www.vunesp.com.br/UVSP2404.
A Prefeitura de Itararé segue investindo na educação e apoiando a qualificação profissional da população, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do município e a capacitação dos cidadãos.