Publicado em 17 de julho de 2018
Compositor, Aneor Peres Gusmão, já foi funcionário da Prefeitura
Aneor buscava fomento para o turismo na cidade durante o período em que foi secretário municipal e compôs a música
Conhecido pelas suas quedas d’água, o Parque Ecológico da Barreira é um dos principais pontos turísticos de Itararé (SP). A Gruta possui uma santa que até hoje recebe aos seus pés pedidos de quem a visita.
Após diversas melhorias, o local tem sido cada vez mais visitado, o que motivou a gravação da bela música ‘Gruta das Andorinhas’.
Aneor Peres Gusmão é o autor da letra e melodia que retratam as belezas do local e sua ligação singular com a fé. “Estive com a santa muitas vezes, tenho certeza de que ela me ajudou a passar nos 12 concursos públicos que prestei”, revela.
Segundo ele, que já foi secretário da Educação, Esporte e Turismo, quando compôs a música, buscava fomento para o turismo na cidade, esta foi sua principal motivação. “Escrevi ‘A Gruta das Andorinhas’ em 2002. Em um fim de tarde, da minha casa, eu observava a revoada através da janela. A letra veio acompanhada do ritmo no acordeon, por muito tempo apresentei a canção apenas com a melodia, tenho vergonha de cantar e me senti feliz quando o Luciano me pediu para interpretar e gravar a música”, relembra.
Luciano Oliveira da Silva é professor de música da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e disse ter recordado da infância ao ler a composição. “Já brinquei muito no Parque da Barreira, espero que a canção leve mais visitantes ao local”, disse Luciano, cujo informou também que a APAE Band irá ensaiar a ‘Gruta das Andorinhas’ para que ela faça parte do repertório do grupo.
Aneor conta que o cantor aprendeu rápido a melodia e, que após a gravação, sentiu-se um colaborador para o resgate das tradições, como ir ao parque em família, desbravar a cidade e orar. “Resgatar as tradições é algo que o prefeito Heliton do Valle tem feito muito bem, participar disso é certamente uma oportunidade sem igual”, diz.
“Tenho outras letras gravadas, nenhuma delas por mim, minha habilidade é com a escrita. Fiz o hino da cidade de Bom Sucesso de Itararé e de várias escolas aqui da cidade como Alice Fonseca Braga, Messias Sodré e Heitor Guimaraes Cortes”, completa.
Para o prefeito, a cidade é que fica orgulhosa por ver uma canção que retrata as belezas locais sendo disseminada. “O vídeo da gravação já foi visto mais de 4,6 mil vezes e a postagem é recente, tem pouco mais de dois meses. Para Itararé, e o turismo em especial, certamente é motivo de comemoração”, relata Heliton.
Confira a letra e a música de Aneor Gusmão, interpretada por Luciano, abaixo:
GRUTA DAS ANDORINHAS
Quando à tardinha vejo as andorinhas
Em revoadas pelo céu de anil
É o fim do dia que se anuncia
E um novo tempo para o meu Brasil
As andorinhas pousam numa gruta
Um santuário de esperança e fé
Onde romeiros pagam as promessas
Aos pés da Santa de Itararé
É lá que busco em oração
A paz que acalma meu coração
Acendo velas, espalho flores,
E tomo água da bica que me purifica
E me domina um sentimento que me extasia
E surge o milagre, luz no final do túnel,
E eu subo a escadaria
Agradecendo ao Senhor a emoção de ver Maria.