Publicado em 17 de julho de 2018

Parque da Barreira de Itararé (SP) ganha música em sua homenagem

Compositor, Aneor Peres Gusmão, já foi funcionário da Prefeitura

Aneor buscava fomento para o turismo na cidade durante o período em que foi secretário municipal e compôs a música

Conhecido pelas suas quedas d’água, o Parque Ecológico da Barreira é um dos principais pontos turísticos de Itararé (SP). A Gruta possui uma santa que até hoje recebe aos seus pés pedidos de quem a visita.

Após diversas melhorias, o local tem sido cada vez mais visitado, o que motivou a gravação da bela música ‘Gruta das Andorinhas’.

Aneor Peres Gusmão é o autor da letra e melodia que retratam as belezas do local e sua ligação singular com a fé. “Estive com a santa muitas vezes, tenho certeza de que ela me ajudou a passar nos 12 concursos públicos que prestei”, revela.

Segundo ele, que já foi secretário da Educação, Esporte e Turismo, quando compôs a música, buscava fomento para o turismo na cidade, esta foi sua principal motivação. “Escrevi ‘A Gruta das Andorinhas’ em 2002. Em um fim de tarde, da minha casa, eu observava a revoada através da janela. A letra veio acompanhada do ritmo no acordeon, por muito tempo apresentei a canção apenas com a melodia, tenho vergonha de cantar e me senti feliz quando o Luciano me pediu para interpretar e gravar a música”, relembra.

Luciano Oliveira da Silva é professor de música da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e disse ter recordado da infância ao ler a composição. “Já brinquei muito no Parque da Barreira, espero que a canção leve mais visitantes ao local”, disse Luciano, cujo informou também que a APAE Band irá ensaiar a ‘Gruta das Andorinhas’ para que ela faça parte do repertório do grupo.

Aneor conta que o cantor aprendeu rápido a melodia e, que após a gravação, sentiu-se um colaborador para o resgate das tradições, como ir ao parque em família, desbravar a cidade e orar. “Resgatar as tradições é algo que o prefeito Heliton do Valle tem feito muito bem, participar disso é certamente uma oportunidade sem igual”, diz.

“Tenho outras letras gravadas, nenhuma delas por mim, minha habilidade é com a escrita. Fiz o hino da cidade de Bom Sucesso de Itararé e de várias escolas aqui da cidade como Alice Fonseca Braga, Messias Sodré e Heitor Guimaraes Cortes”, completa.

Para o prefeito, a cidade é que fica orgulhosa por ver uma canção que retrata as belezas locais sendo disseminada. “O vídeo da gravação já foi visto mais de 4,6 mil vezes e a postagem é recente, tem pouco mais de dois meses. Para Itararé, e o turismo em especial, certamente é motivo de comemoração”, relata Heliton.

Confira a letra e a música de Aneor Gusmão, interpretada por Luciano, abaixo:

GRUTA DAS ANDORINHAS

Quando à tardinha vejo as andorinhas

Em revoadas pelo céu de anil

É o fim do dia que se anuncia

E um novo tempo para o meu Brasil

As andorinhas pousam numa gruta

Um santuário de esperança e fé

Onde romeiros pagam as promessas

Aos pés da Santa de Itararé

É lá que busco em oração

A paz que acalma meu coração

Acendo velas, espalho flores,

E tomo água da bica que me purifica

E me domina um sentimento que me extasia
E surge o milagre, luz no final do túnel,

E eu subo a escadaria

Agradecendo ao Senhor a emoção de ver Maria.

Letra e melodia foram criadas em 2002

O compositor fala da importância do resgate das tradições

O local tem significado especial para seu Aneor
Gruta das Andorinhas – Musica de Aneor Peres Gusmão