Mais uma vez, cidade ficou entre os 154, dos 645, municípios do Estado de São Paulo classificados

Publicado em 5 de março de 2020

Pelo terceiro ano consecutivo, Itararé (SP) recebe selo Município VerdeAzul

Heliton comemorou a conquista junto a uma parte da equipe da gestão

A Prefeitura de Itararé (SP) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o troféu e o selo do programa Município VerdeAzul (PMVA). O evento, realizado em São Paulo (SP), nesta quinta-feira (05), contou com a presença de representantes de 154 municípios paulistas.  Alguns integrantes da gestão também participaram.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, mais uma vez, Itararé ficou entre os 154, dos 645, municípios do Estado de São Paulo, classificados à premiação. Ainda recebeu uma certificação por ter obtido nota acima de 80 pontos. “Apenas 92 cidades receberam esse documento. É uma honra estar entre elas”, detalha Heliton.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Esse Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

“Isso é motivo de muita alegria para todos nós. Um prêmio antes nunca conquistado pelo município, hoje estará, pela terceira vez consecutiva, sendo levado para a casa. Obrigado a toda população que sempre nos apoia nas ações de Meio Ambiente e, claro, a equipe que não mede esforços para elevarmos Itararé”, enaltece Heliton.

O Programa – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.