Publicado em 23 de maio de 2017

Praça Ademar de Barros será revitalizada

Local será contemplado com Centro de Apoio ao Turista

A Praça Ademar de Barros, localizada no centro de Itararé (SP) será revitalizada. O projeto tem como foco principal a construção de um Centro de Apoio ao Turista, além da adequação de acessos atendendo as normas de acessibilidade.

O valor total do investimento será de R$ 238.662,51, sendo destes R$ 662,51 de contrapartida da Prefeitura. O recurso é resultado de um convênio firmado em 2014, entre governo municipale Ministério do Turismo.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, a obra já havia sido licitada, porém devido à ausência de crédito de recursos do Governo Federal, a obra não foi iniciada. “Com isso a empresa que seria responsável pela execução acabou solicitando o cancelamento do contrato”, explica o assessor de planejamento, Alex Fante.

No início deste ano, o prefeito, Heliton do Valle interviu junto ao Ministério do Turismo, e finalmente houve a liberação dos recursos. Sendo assim, foi reencaminhada a documentação técnica e projetos para a Caixa Econômica Federal, que é a responsável pela gestão do convênio.

“Os valores foram readequados e agora serão licitados novamente, no próximo dia 29 de maio. Assim que for realizado o processo licitatório será encaminhado para análise da Caixa, que autoriza o início de obra”, relata Fante.

Para o coordenador municipal de Turismo, Edilson de Moraes, esta é uma importantíssima benfeitoria, principalmente porque hoje Itararé pleiteia a inclusão no mapa dos municípios de interesse turístico, vertente do governo estadual que prevê repasse anual de R$ 650 mil para investimento na área.

“Protocolamos nosso plano diretor, junto à Assembleia Legislativa do Estado, cumprindo todas as exigências para ingressarmos oficialmente no mapa turístico, por isso a implantação do Centro de Apoio não poderia vir em melhor hora”.

Como gestor, Heliton do Valle, destaca o fortalecimento da economia. “É uma porta que está se abrindo para novos empregos, uma oportunidade para Itararé engrenar em atividades como artesanato, guias de turismo, além de privilegiar o comércio em geral. Esta praça será o início da organização e profissionalização do nosso turismo”.

praça Ademar de Barros