Alunos do município vizinho integrarão a escola de formação da GCM itarareense

Publicado em 2 de julho de 2024

Prefeito de Itararé (SP) assina termo de cooperação técnica com prefeito de Sengés (PR) e recebe alunos para o curso de formação de guardas

Na ocasião, o chefe do Executivo também anunciou a doação de 20 revólveres para o início das atividades da GCM de Sengés.

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, ao lado do prefeito de Sengés (PR), Nelson Pezinho, assinou, nesta segunda-feira (01), o termo de cooperação técnica entre os municípios e recepcionou 17 novos alunos do município vizinho para a escola de formação de guardas, oferecida pela Guarda Civil Municipal (GCM) itarareense.

Com o acordo, a corporação recebe os 17 aprovados para formar a GCM de Sengés (PR) para integrarem o curso de formação estruturado e oferecido pela corporação do município, oferecendo formação teórica e prática, além de estágio supervisionado. Além da recepção e formação, a GCM de Itararé (SP), pelo acordo firmado, auxiliará na formação da primeira turma de guardas do município vizinho, bem como a implantação da GCM, fornecendo informações sobre escala de trabalho, estruturação de corregedoria, regimento disciplinar, fardamento, viaturas, aquisição de armas e equipamentos.

Conforme o secretário municipal de Defesa Social de Itararé, Leonardo Kufta, a formação é devidamente credenciada perante os órgãos competentes. “Nossa corporação oferece toda estrutura adequada, capacitada e credenciada para a escola de formação dos novos agentes de nossa cidade e de Sengés. O material didático foi elaborado seguindo as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), sendo reconhecido e válido perante o Ministério da Justiça”, explica.

Para o prefeito, a parceria é mais um importante passo para o fortalecimento da Segurança Pública regional. “Mais do que investir na estruturação da nossa corporação, agora, com o convênio firmado com o município vizinho, estamos acolhendo os novos e primeiros integrantes da GCM de Sengés para o nosso curso de formação e contribuindo diretamente para a implantação do efetivo daquela cidade. Junto aos nossos 25 alunos, os integrantes segeanos passarão pelo curso e, tão logo, estarão no reforço da Segurança Pública das cidades sentinelas da fronteira, Itararé e Sengés, proporcionando uma sociedade mais segura para todos”, finaliza.