Floriano faleceu nesta segunda-feira (06), aos 86 anos

Publicado em 6 de junho de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) decreta três dias de luto oficial pelo falecimento de ex-prefeito, Floriano Cortês

"Em nós, fica a saudade e o seu inesquecível legado pelo trabalho dedicado ao bem público", relata Heliton.

Com grande pesar, o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, recebeu, nesta segunda-feira (06), a notícia do falecimento do ex-prefeito do município, Floriano Cortês, aos 86 anos.

“Lembro-me muito bem, do dia em que o recebi em meu Gabinete, em 2019, para uma singela e justa homenagem. Não consigo deixar de recordar que, nesta ocasião, com sua voz já debilitada, me chamou de irmão, o que me deixou e deixa emocionado. Em nós, fica a saudade e o seu inesquecível legado pelo trabalho dedicado ao bem público”, relata Heliton.

Floriano Cortês – Floriano é o quinto filho, dos oito, do casal Heitor Guimarães Cortes e Rosa de Souza Cortes. Pai de quatro filhos, desde pequeno, participava da política, graças ao envolvimento de sua família com o meio. Aos 13 anos, em um de seus primeiros discursos em público, no coreto existente na época na praça São Pedro, enfatizou que um dia seria prefeito da cidade.

Sua profecia se concretizou e, em 1977, assumiu seu primeiro mandato. Na época, ficou no poder por seis anos, em virtude do chamado ‘mandato tampão’. O segundo ocorreu de 1997 a 2000. Antes de assumir o cargo, foi bancário.

Floriano também foi vice-prefeito de Walter Coquemala.