Publicado em 27 de setembro de 2017
Objetivo foi elaborar relatório sobre atual situação do atendimento na área e solicitar assistência especializada à região
O documento feito e assinado em conjunto será encaminhado aos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário estadual e federal
Junto a 12 prefeitos, o chefe do Executivo de Itararé (SP), Heliton do Valle, participou na última semana de uma reunião em prol a Saúde Pública da região. O objetivo foi elaborar um relatório que descreve o precário atendimento que os moradores dos municípios e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tem enfrentado para a realização de atendimentos especializados em Oncologia, Hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva – TRS) e Cardiologia. O documento feito e assinado em conjunto será encaminhado aos órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário estadual e federal para que providências sejam tomadas por estas esferas.
O encontro foi realizada na Câmara Municipal de Itapeva.
A ata detalha as dificuldades atuais enfrentadas por pacientes e pela gestão e solicita assistência especializada à região.
Segundo Heliton, muitos usuários percorrem longas distâncias para fazer os seus tratamentos – o que acaba debilitando-os e, muitas vezes, até prejudicando sua recuperação – sendo que Itapeva (SP), cidade próxima a Itararé e demais municípios, possui capacidade para realizá-los, precisa somente de auxílio e liberação dos Governos Estadual e Federal. “O ato desafogaria os grandes centros e ajudaria a nossa região. Não haveria tantos gastos por parte do Executivo e os pacientes não sofreriam com as longas distâncias”, detalha.
Para ele, esta união é extremamente benéfica e muito irá acrescentar ao município. “Iremos acompanhar todo o processo e lutaremos sem cessar para obter boas notícas”, grifou.