Encontro aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva

Publicado em 8 de maio de 2024

Prefeito de Itararé (SP) preside reunião ordinária do Condersul nesta quarta (08)

O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva

O prefeito de Itararé (SP) e presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), Heliton do Valle, presidiu, nesta quarta-feira (08), a reunião ordinária do Consórcio.

O encontro, que aconteceu na Câmara Municipal de Itapeva (SP), contou com a presença de prefeitos membros, vereadores, secretários municipais e convidados.

Participaram também do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba (SP), vereador Luis Santos Pereira Filho; o coordenador da Tropeada Paulista, Orailson Pereira; o presidente do Consórcio e prefeito de Barra do Chapéu (SP), Ivan da Anunciata; representando o prefeito de Buri (SP), o secretário municipal de Defesa Social, tenente Barros; o vice-prefeito de Capão Bonito (SP), Roberto Tamura; o prefeito de Itapeva, Mário Tassinari; a prefeita de Nova Campina (SP), Josi do Eliel; o prefeito de Ribeirão Grande (SP), Marcelo Nunes; o prefeito de Taquarivaí (SP), Rubinho Souto; o prefeito de Riversul (SP), Guilherme Gomes; e representando o Governo do Estado de São Paulo, o coordenador da 16ª Região Administrativa, Alexsander Franson.

A abertura da reunião foi realizada pelo representante do Governo do Estado de São Paulo, o diretor da 16ª Região Administrativa, Alexsander Franson, que apresentou o Decreto Estadual nº 68.484, de 26 de abril de 2024, que trata de nova disciplina para a celebração de convênios no âmbito da Administração direta e autárquica.

Em pauta, os participantes discutiram sobre a situação dos hospitais da região, a situação do Instituto Médico Legal (IML) de Itapeva (SP) e as dificuldades na atual logística. Também foi apresentado e discutido sobre o estado crítico em que se encontram as vicinais da região, bem como as tratativas para alternativas e soluções.

Durante o encontro, também foi apresentado, pela secretária municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Itapeva (SP), Ariane Ferreira, a atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, convênios com as cooperativas e o novo aterro sanitário do município.

Continuando o uso da tribuna livre, o representante da empresa Monteiro e Monteiro Advogados, Pedro Ferraz, tratou sobre a recuperação de verbas junto à União.

Para o presidente do Condersul, o encontro avançou em discussões importantes para o desenvolvimento regional. “A cada encontro, conseguimos avançar significativamente em importantes pautas, que são gargalos de cada uma das cidades participantes, encontrando novos caminhos e alternativas para buscarmos as soluções necessárias. Em conjunto, temos progredido nas demandas de saúde, de gestão eficiente de resíduos sólidos, do cuidado com o Meio Ambiente e da conexão com o Governo do Estado”, finaliza.