Visita foi conduzida pelo presidente da Sociedade Veterana de 32, Carlos Romagnoli
Publicado em 30 de outubro de 2024
Obelisco fica no Ibirapuera
O prefeito de Itararé (SP) e presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul), Heliton do Valle, visitou, na última segunda-feira (28), o Obelisco Mausoléu aos Herois de 32, no Ibirapuera, em São Paulo.
A visita, guiada pelo presidente da Sociedade de Veteranos de 32, Carlos Romagnoli, aconteceu após a condecoração do chefe do Executivo com a medalha Aldo Chioratto, instituída e concedida pelo Núcleo M.M.D.C.
Acompanharam o prefeito, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itararé, Júlio Calabrez, e o presidente da Associação Brasileira de História Militar – Legião de 32, Dr. Pedro Mariozi.
O monumento, inaugurado em 09 de julho de 1955, guarda, em seu interior, os restos mortais dos jovens Mário Martins de Almeida, Euclides Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Américo de Camargo Andrade, mortos no dia 23 de maio de 1932 durante uma manifestação popular contra o governo do então presidente Getúlio Vargas. O Obelisco é a maior referência e marco em homenagem aos herois da Revolução Constitucionalista de 32.
Para o prefeito, a visita é uma imersão de cultura. “Sem palavras para expressar a experiência vivida nesta visita, tão bem conduzida pelo senhor Romagnoli. No percurso, é possível relembrar toda a história dos bravos soldados que lutaram arduamente pela democracia e legalidade, resgatando em nós o sentimento de orgulho e respeito. Parabéns a todo o núcleo do MMDC pela iniciativa e pelas inúmeras atividades que são desenvolvidas no local, envolvendo crianças e jovens. Obrigado ao presidente da Sociedade Veteranos de 32, Carlos Romagnoli pela recepção, acolhida e apresentação tão detalhada do espaço”, finaliza.