Evento revive o trecho paulista do antigo Caminho das Tropas

Publicado em 16 de maio de 2019

Prefeito prestigia abertura da 14ª edição da Tropeada Itararé (SP) a Sorocaba (SP)

Evento é realizado em parceria com a ARSP. Na foto, Heliton junto ao presidente da Associação, Neto Soneca.

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, prestigiou na manhã desta quinta-feira (16) a abertura da 14ª edição da Tropeada Itararé (SP) a Sorocaba (SP).

O evento revive o trecho paulista do antigo Caminho das Tropas, traçado pelos desbravadores tropeiros que saiam de Viamão (RS) até a feira de Muares em Sorocaba, no século XVIII. De acordo com o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes, esse caminho ligou o sudeste ao sul do Brasil, trazendo desenvolvimento e a consequente criação de vários municípios.

Durante o trajeto os cavaleiros passam por Itararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Piedade, Votorantim e Sorocaba. Todos municípios do Estado de São Paulo.

Ao todo, são 50 participantes, mais equipes de apoios, que percorrem 444 quilômetros.

Para o prefeito, incentivar a atividade é uma forma de valorizar os tropeiros, preservar e reviver a história deles.

“Ficamos muitos felizes em poder recepcionar os cavaleiros e dar seguimento a essa tradição”, detalha.

O encontro aconteceu na Associação Tropeira de Itararé (ATI). A recepção foi realizada pela Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Turismo, em parceria com o Sindicato Rural de Itararé/ Faesp – SENAR, Associação Caminho Paulista das Tropas, Associação do Rodeio (ARSP).