Publicado em 17 de março de 2017

Prefeitura apresenta plano de ações na Secretaria de Saúde

Recurso de R$ 700 mil, ampliação de exames e consultas, aumento na produção de remédios na Farmai estão entre as conquistas da gestão Heliton do Valle

A saúde de Itararé (SP) teve conquistas importantes nos últimos dois meses, graças ao plano de ações implantado pela gestão do prefeito Heliton do Valle. Nesta semana a secretária de Saúde do município, Ana Maria de Souza apresentou o reflexo do trabalho na melhora do atendimento da população.
A grande novidade é a conquista de R$ 700 mil, recurso do governo federal, através de emenda parlamentar. “Posso adiantar que as verbas serão destinadas para aquisição de vans e ambulâncias, além de equipamentos para nossa farmácia de manipulação”, conta a secretária.
Mas o primeiro passo para à reestruturação da Saúde foi a compra de medicamentos emergenciais para a Farmácia Municipal de Itararé (Farmai), que até o início deste ano estava com estoque vazio. “Reunimos esforços e numa reunião entre as secretarias de Saúde, Administração e Finanças abrimos pregão para aquisição de 74 tipos de remédios, que estão na lista de indispensáveis”, relata Ana Maria.
A secretária informa ainda que há preocupação com os recursos municipais. “Compramos sais, produto de base para a produção própria de medicamentos na nossa farmácia de manipulação. Com isto reduzimos significativamente os custos com a compra de alguns medicamentos. Além disso, nosso objetivo é aumentar o número de itens de medicamentos manipulados”.
Outro grande empecilho da saúde itarareense é com o número de vagas para exames e consultas em centros especializados, que de acordo com a Secretária foi reduzido gradativamente ao longo dos últimos anos. “Estamos na fase de recuperar as vagas que foram perdidas, por isso reforçamos a equipe de trabalho no setor de regulação. Já vimos resultados positivos e por dia temos uma média de 160 pacientes recebendo atendimento em centros como Itapeva, Itapetininga, Salto, Sorocaba, Jaú e São Paulo”, conta.
O transporte destes pacientes também só foi possível com a recuperação da frota da Central de Vagas Encaminhamento e Trânsito (Cvet), que estava até então com 64% dos veículos sem condições de uso. “Dia a dia o conserto de carros pequenos, vans e ambulâncias é providenciado. Dos 39 da frota, 25 estavam quebrados e hoje já podemos contar com 12 veículos rodando”, diz Ana.
Além disso, será adquirida com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde uma van com capacidade de 14 lugares. Dentro de alguns meses, esta reforçará a frota de transporte dos pacientes. Segundo a pasta, o veículo já está em processo de compra. “Também estamos em processo de aquisição de um veículo para utilização da Vigilância Sanitária Municipal”, acrescenta a secretária.
Para Heliton do Valle a saúde sempre foi uma de suas maiores preocupações, visto que o desenvolvimento do município depende da qualidade de vida de seus moradores. “Nosso trabalho tem sido intenso nesta área, buscamos todos os dias implantar projetos e direcionar de maneira adequada os poucos recursos que temos, e hoje contamos com uma equipe de profissionais qualificados administrando de forma humanizada a saúde de Itararé”, destaca.