Participaram representantes da Cultura, do Conseg, da 3ª Cia da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros

Publicado em 5 de abril de 2024

Prefeitura, Conseg e Segurança Pública de Itararé (SP) reúnem-se para tratar pauta turística

Representando as forças de Segurança Pública, participaram o comandante do Corpo de Bombeiros de Itararé, 2° Sargento PM Deivide Teixeira Carlos, e o representante da 3ª Cia do 54°BPM/I, 3° Sargento PM Mário Henrique Teles da Silva

Com o avanço do Turismo em Itararé (SP), o Conselho de Segurança (Conseg) realizou na última segunda-feira (01), uma reunião deliberativa para tratativas voltadas à segurança do turista.

Foram apresentados cenários hipotéticos onde seriam necessários a ação em conjunto das forças de segurança, e elaborado uma lista de ações para diminuir cada vez mais o risco ao turista.

Na ocasião, o Presidente do Conseg, André Martins, expôs os assuntos e iniciou o debate sobre soluções aos apontamentos. Dentre as pautas estiveram a comunicação dos guias e monitores a partir de locais onde não pega sinal de celular com as forças de segurança para os casos de acidentes em geral, desvios das rotas, a criação de um radar turístico para monitoramento das saídas e entrada de turistas nos equipamentos e o desenvolvimento de método para cadastramento e controle das rotas.

Participaram da reunião, representando as forças de Segurança Pública, o comandante do Corpo de Bombeiros de Itararé, 2° Sargento PM Deivide Teixeira Carlos, e o representante da 3ª Cia do 54°BPM/I, 3° Sargento PM Mário Henrique Teles da Silva.

Conforme o presidente do Conseg, “Itararé vem recebendo muitos turistas, como ocorreu no final de semana da Páscoa, e precisamos nos preocupar com a segurança de todos”.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marco Antônio Pereira, também listou algumas ações já tomadas pelo poder público para ampliar as condições de segurança. “Através da Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, já promovemos o treinamento e capacitação dos guias e monitores de Turismo, onde os alunos reviveram e aprenderam práticas de primeiros-socorros, preparando-os para ações imediatas até que o socorro chegue. Elaboramos uma lista com todos os assuntos apontados, inclusive alguns já catalogados pela Secretaria de Turismo. Todas as pautas foram anotadas e serão dirimidas uma a uma, pois o objetivo final é a segurança dos turistas”, destacou.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a parceria com as forças de Segurança já é um princípio da administração e tem trazido resultados significativos nas outras áreas. “Temos o exemplo de que a união do poder público com as forças de Segurança é a maneira mais eficaz para ampliarmos o cuidado e a preservação da ordem em nossa cidade. Agora, com as novas ações voltadas ao Turismo, temos a certeza de proporcionarmos uma Itararé ainda mais acolhedora e preparada para alavancar nas atividades do setor”, finaliza.