Publicado em 28 de março de 2014

Prefeitura de Itararé, Governo do Estado e MIS promoveram Oficina de Introdução à História do Cinema

Atividade aconteceu no auditório Prof. Newton Marques das Faculdades Integradas de Itararé e contou com 90 participantes

Na terça-feira, 25/03, o auditório Prof. Newton Marques recebeu a Oficina de Introdução à História do Cinema ministrada pelo crítico Marcelo Lyra. O evento foi uma realização do Programa ‘Pontos MIS’, que acontece através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Itararé, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo.

Crítico de cinema, jornalista e professor, o oficineiro atuou nos principais jornais de São Paulo, como Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo. A oficina mostrou a evolução e o desenvolvimento das técnicas narrativas, desde o surgimento do cinema mudo, passando pela chegada do som, da cor, até as recentes técnicas digitais. Para isso, foi realizada uma breve discussão sobre a História do Cinema. Em um segundo momento, Marcelo Lyra apresentou trechos de filmes contextualizados e analisados tecnicamente. Entre os filmes destacam-se as primeiras películas produzidas pelos irmãos Lumière no final do século 19,Luzes da Cidade, de Charles Chaplin; Cidadão Kane, de Orson Welles; Psicose, de Alfred Hitchcock, e Tubarão, de Steven Spielberg.

A oficina foi assistida por 90 espectadores, entre alunos do curso de Licenciatura em História e membros da comunidade. Para o coordenador do curso de Licenciatura em História, Prof. Osvaldo Rodrigues Junior, “a oficina representou uma oportunidade de os presentes compreenderem que o cinema não é somente entretenimento, e sim uma arte muito complexa produzida a partir de técnicas que evoluíram historicamente”.

De acordo com o coordenador municipal de Cultura e professor de História e Mídias, Murilo Cleto, o programa “Pontos MIS” trata-se de uma das maiores conquistas para a política cultural do município nos últimos anos: “não há como se negar o impacto das tecnologias audiovisuais para a contemporaneidade. O cinema revolucionou a relação do homem com as linguagens e suas sensibilidades, e fazer parte deste grandioso programa do Museu da Imagem e do Som, que expande como poucos os desdobramentos desta arte, é um grande privilégio para a comunidade itarareense”.

Para mais informações a respeito do programa no município, acesse http://pontosmis.org.br/cidade/itarare

murilo2

murilo3