Ação contou com a participação de 58 professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos
Publicado em 23 de setembro de 2022
![Prefeitura de Itararé (SP) realiza a 4ª formação do material didático MOVE junto aos professores da pré-escola](https://itarare.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/A-iniciativa-teve-como-publico-alvo-58-professores-da-pre-escola-e-coordenadores-pedagogicos-responsaveis-por-essa-etapa-de-ensino..jpeg)
A iniciativa teve como público alvo 58 professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos responsáveis por essa etapa de ensino.
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no dia 13 de setembro, a 4ª Oficina de Formação do Material Didático MOVE – Ensino em Movimento.
Durante a ação, ministrada pela formadora Ana Carolina Dorigon, foram abordados assuntos referentes ao terceiro projeto do material didático MOVE, tendo como foco a autoria dos professores para a construção de experiências significativas para as infâncias através da vivência e reflexão sobre elementos essenciais frente aos objetivos dos projetos, somados à intencionalidade pedagógica do território.
Conforme a supervisora escolar, Samara Abrahão, a iniciativa teve como público alvo 58 professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos responsáveis por essa etapa de ensino. “Os professores se lançaram aos desafios e cocriaram possibilidades e oportunidades de experiências, como também ampliaram seus repertórios pelas trocas significativas que fizeram com a formadora”, detalha.
![](https://itarare.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/Durante-a-acao-ministrada-pela-formadora-Ana-Carolina-Dorigon-foram-abordados-assuntos-referentes-ao-terceiro-projeto-do-material-didatico-MOVE-1024x576.jpeg)
A também supervisora de ensino, Eliara Leite, acrescenta ainda que “nosso estado de criança estava muito presente para também aproveitar ao máximo as experiências das oficinas”.
A secretária da Pasta, Andréia Almeida, destaca a importância das formações para uma qualidade de ensino cada vez melhor. “É fundamental que estejamos sempre atentos e atualizados a novos materiais e métodos, podendo, assim, oferecer nada além de excelência em educação aos nossos alunos”, enfatiza.
Saiba mais – Para o Pré I, a oficina tinha como objetivo o estudo de animais mamíferos brasileiros e a construção de micromundos para mobilizar o processo do projeto, ou seja, o foco não é só o produto final, mas a importância da trajetória, das ‘coleções’ de experiências que o indivíduo terá para durante a aprendizagem cheia de curiosidade, encanamento, diferentes linguagens e sentidos.
Com o Pré II, a formadora conectou a literatura de cordel, grande tema do projeto, com a trajetória do artista Jorge Chueri, em especial sua obra A Minúscula, para que as histórias da cidade e as histórias das pessoas/professores/crianças fossem contadas oralmente e pela estrutura da literatura de cordel. Além disso, também foi apresentada a história da xilogravura como arte marcante dos folhetos de cordel.
![](https://itarare.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/Durante-a-acao-os-professores-se-lancaram-aos-desafios-e-cocriaram-possibilidades-e-oportunidades-de-experiencias.jpeg)