Ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica

Publicado em 4 de outubro de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) realiza palestra sobre prevenção de acidentes por escorpião junto à educadores da Rede Municipal de Ensino

Durante o encontro, foram abordados temas como a história dos escorpiões e sua periculosidade, como evitar e também como proceder em caso de acidentes

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica, realizou, na segunda-feira (03) um evento voltado à prevenção de acidentes por escorpião.

A palestra, que contou com a participação de supervisores escolares, assessores técnico pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, além de coordenadores e diretores de escolas municipais públicas e particulares, teve como tema ‘Estratégia de comunicação e mobilização social para o enfrentamento do escorpião/escorpionismo’ e foi ministrada pela educadora em Saúde Pública, Viviane Orejana de Camargo.

Conforme Viviane, durante o encontro, foram abordados temas como a história dos escorpiões e sua periculosidade, como evitar e também como proceder em caso de acidentes. “Foram fornecidos materiais de apoio para serem utilizados nas escolas como modelos de ebook, informativos e game quiz, além de materiais em vídeo para serem repassados aos alunos e familiares”, explica.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Silvia Pontes Barreiro, os cuidados devem ser contínuos e permanentes. “Em caso de picada, o maior risco de óbito está entre as crianças menores de 10 anos. Neste sentido, é fundamental a realização de trabalhos educativos junto aos alunos e familiares para conscientização sobre o assunto”, enfatiza.

A palestra foi ministrada pela educadora em Saúde Pública, Viviane Orejana de Camargo

Como proceder em caso de acidente com escorpião?
– Limpar o local da picada com água e sabão;
– Aplicar compressa morna no local da picada (para aliviar a dor);
OBS: Os primeiros socorros devem ser feitos muito rapidamente, sem perda de tempo.
O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças) para receber o tratamento o quanto antes. Se for possível (e desde que não leve muito tempo) capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. Lembre-se que o mais importante é o atendimento médico com urgência.
Se for capturar o animal, cuidado para não ser picado. Utilize uma pinça longa ou algo semelhante e transporte o animal em um pote com tampa.

O que NÃO fazer
– Não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer o local da picada;
– Não fazer sucção no local da ferida;
– Não aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada, nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecções;
– Não ingerir qualquer bebida no intuito de tirar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico;
– Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois aumenta a dor.

Onde procurar atendimento médico diante de uma picada de escorpião?
– Para crianças até 10 anos
Deve-se procurar o mais rapidamente possível a unidade de saúde referência para o atendimento de acidente com escorpião. Para esta localidade a unidade referência é:
Santa Casa de Itararé
Rua São Pedro, 30, Centro
Contato – (15) 3532-3783 ou (15) 3532-5882
Se necessário, ligue para o SAMU pelo 192, pois há urgência no atendimento à criança picada.

– Para os demais pacientes
Deve-se procurar o mais rapidamente possível o serviço de saúde mais próximo, preferencialmente um pronto atendimento, pronto socorro ou hospital.

Todo o tratamento de acidente por picada de escorpião é gratuito pelo SUS.

Ação contou com a participação de supervisores escolares, assessores técnico pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, além de coordenadores e diretores de escolas municipais públicas e particulares