Prefeitura de Itararé

Publicado em 19 de fevereiro de 2025


Prefeitura de Itararé (SP) alerta para aumento de escorpiões na cidade

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, emitiu um alerta sobre o aumento significativo de escorpiões na cidade. Segundo a Pasta, o crescimento da população desses aracnídeos está relacionado ao calor intenso dos últimos meses e, principalmente, ao aumento de terrenos abandonados com entulhos.

Edemar Rodrigues, supervisor de endemias da Vigilância Epidemiológica, relata que os escorpiões vivem principalmente em esgotos e se escondem em buracos de tijolos, embaixo de pilhas de madeira e restos de construção. “Infelizmente, está cada vez mais comum encontrar casas e terrenos cheios de entulhos ou armazenando materiais que servem como criadouros em potencial para esses aracnídeos. Se queremos evitá-los, é preciso que todos se conscientizem sobre o descarte correto de entulhos e a manutenção da limpeza dos quintais”, destaca.

Rodrigues também alerta sobre a importância de manter ralos e grelhas fechados. “Como o escorpião se alimenta de baratas, é muito comum que entrem nas casas pelos ralos do banheiro e do quintal. Portanto, mantê-los fechados ou protegidos com telas é uma excelente alternativa”, orienta.

Em Itararé, os escorpiões mais comuns são o amarelo e o marrom. Atualmente, os bairros com maior incidência de registros são Ibiti, Jardim Paulicéia, Bequinha e os residenciais privados, localizados próximos ao Jardim São Paulo.

A enfermeira Bárbara Sozim reforça que as maiores vítimas de picadas de escorpião são crianças e idosos. “Em casos de picada, é fundamental procurar a Santa Casa com a máxima urgência. Não se deve realizar nenhum procedimento caseiro. O ideal é chegar ao hospital no prazo máximo de uma hora para receber o soro. Orientamos a não fazer garrote, não usar nenhum tipo de medicamento e apenas buscar atendimento médico. Se possível, levar o escorpião morto para que os profissionais possam identificar a espécie”, explica.

A Vigilância Epidemiológica também esclarece que a dedetização não é eficaz no combate aos escorpiões, pois o veneno dificilmente os elimina. “Se aplicarmos veneno em esgotos ou locais com entulho, os escorpiões podem se espalhar e invadir residências. A melhor forma de prevenção é a limpeza”, enfatiza Rodrigues.

A Prefeitura de Itararé orienta que, em casos de denúncias ou para mais informações, a população pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde, localizada na rua Major Queiroz, 312.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados