Dados do Ministério da Saúde aponta 2024 como maior epidemia da história

Publicado em 5 de março de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) alerta sobre cuidados de prevenção contra Dengue

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, alerta os moradores itarareenses sobre os cuidados de prevenção contra a Dengue.

Conforme os dados no Ministério da Saúde, o Brasil enfrentará, em 2024, a pior epidemia de Dengue da história. No primeiro mês e meio, o país já contabilizou 524 mil pessoas doentes — o que equivale a 12 mil infecções a cada dia. A situação é alarmante porque o pico da Dengue ainda não chegou — normalmente é em abril e maio — e a doença pode levar à morte. 84 mortes já foram registradas neste ano no território brasileiro.

Sintomas – Febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, no corpo e nas articulações, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sintomas mais comuns da doença. A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, nos olhos, na urina ou fezes.

Ao apresentar um ou mais sintomas da Dengue, é imprescindível que a pessoa procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado, o paciente deve seguir as orientações médicas, usar repelente e ficar em repouso, em casa pelo período de no mínimo cinco dias.

Transmissão – A Dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminado e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – todos podem causar as diferentes formas da doença.

Prevenção – A principal forma de prevenção é bem conhecida pelos brasileiros: não deixar água parada, guardar pneus em local coberto e sem acúmulo de água; manter as lixeiras tampadas e protegidas da chuva; as garrafas devem ser guardadas de boca para baixo e em local coberto; entulhos e lixo devem ser descartados corretamente; manter limpas as vasilhas de água e comida dos animais; retirar os pratos dos vasos de plantas; manter a caixa d’água tampada; as calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos.

É importante que os munícipes permitam que os agentes de endemias e comunitários entrem em suas casas, para realizar a vistoria do imóvel, orientando e ajudando nos cuidados com a Dengue.

Dengue hemorrágica – A Dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa contrai a doença pela segunda vez. Na menor suspeita de dengue hemorrágica, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico. A maioria dos doentes com dengue se recuperam, porém parte deles podem progredir para formas graves, inclusive podendo ir a óbito.

Denúncias – Denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser feitas através do WhatsApp (15) 99826-2424. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h.