Ao todo, mais de 30 profissionais foram certificados

Publicado em 1 de março de 2024

Prefeitura de Itararé (SP) capacita profissionais do Sistema de Garantia de Direitos sobre os processos da Escuta Especializada

A ação teve por objetivo capacitar vários atores do Sistema de Garantia de Direitos

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, na última segunda-feira (26), uma capacitação sobre os Processos de Escuta Especializada no município.

O evento, organizado pelo Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve por objetivo capacitar vários atores do Sistema de Garantia de Direitos, visando aprimorar o atendimento de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência, com ênfase na acolhida da revelação espontânea e na escuta especializada.

Participaram da capacitação mais de 30 profissionais das políticas de assistência social, saúde e educação, Conselho Tutelar e Ministério Público, este último representado pelo promotor de justiça Dr. Pedro José Rocha e Silva, que vem sendo um grande apoiador da gestão municipal no que se refere à implementação e fortalecimento das políticas públicas que visam viabilizar e garantir direitos.

A capacitação foi ministrada pelo Instituto Ranai, na ocasião representado pelo docente Rudinei Luiz Beltrame, que se destaca como referência ao oferecer soluções abrangentes nas áreas críticas das políticas públicas de saúde, assistência social e educação.

Entre os tópicos abordados estavam: diferentes procedimentos de escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência; a entrevista no contexto da rede e de proteção; formas assertivas de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência; ambiente adequado para a escuta especializada; simulação da entrevista da escuta especializada; cuidados éticos e técnicos na elaboração de documentos; e comunicação, notificação e encaminhamento dos casos.

Segundo o coordenador do CREAS e presidente do CMDCA, Gleberson Luiz Rodrigues, a implementação da escuta especializada nos municípios é fundamental para a proteção efetiva de crianças e adolescentes com vivências de violência. A lei n. 13.431/2017 busca proporcionar na prática um atendimento humanizado e técnico, feito por profissionais capacitados. “O intuito é criar um ambiente seguro e acolhedor, que permita à criança ou ao adolescente expressar-se sem medo ou constrangimento, garantindo a preservação de sua saúde psicológica e emocional. Itararé, com o apoio da gestão municipal e do Ministério Público, vem se tornando uma referência regional ao reunir a rede de proteção, definir os parâmetros para a escuta e capacitar profissionais de diversas áreas. Esse modelo não apenas garante um atendimento mais sensível e qualificado, mas também demonstra o impacto positivo que a colaboração interinstitucional pode ter nos serviços prestados à população”, pontua.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Paula de Nigris Favier, o evento reafirma o compromisso da gestão com a Educação Permanente do SUAS. “Para ofertar serviços de qualidade à população é necessário que as práticas profissionais e os processos de trabalho sejam fundamentados nas normativas e legislações vigentes. Espaços como esse, que propiciam troca de conhecimento, análise crítica da realidade e desenvolvimento de habilidades específicas são essenciais para fortalecer as políticas públicas existentes”, finaliza.

Conforme o prefeito, Heliton do Valle, a capacitação das equipes é o primeiro passo para a eficiência dos atendimentos. “Os serviços oferecidos de suporte, apoio e orientação pela Secretaria são essenciais para aqueles que mais necessitam. A atualização e capacitação profissional através de treinamentos como esse são e, devem ser, rotineiros, de modo que a demanda seja amplamente atendida, oferecendo atendimentos personalizados a nossos itarareenses”, finaliza.