Publicado em 1 de agosto de 2025

Evento no Teatro Sylvio Machado reuniu autoridades estaduais, empresários e população para assinatura da ordem de serviço
Na tarde da última quinta-feira (31), o Teatro Municipal Sylvio Machado foi palco de um momento histórico para Itararé (SP). Em um evento que reuniu autoridades estaduais, empresários, produtores rurais e a população local, foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de duplicação do trecho urbano da Rodovia Francisco Alves Negrão (SP-258).
O projeto contempla o segmento entre o Posto Estradão e o trevo principal de entrada da cidade, uma intervenção estratégica que, segundo o Governo do Estado, contará com investimento superior a R$ 70,2 milhões e deve gerar mais de 250 empregos diretos e indiretos. A previsão de entrega é de 15 meses.
O prefeito de Itararé, João Fadel Filho, recepcionou o secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, o deputado estadual Ricardo Madalena, líder da Frente Parlamentar pela Duplicação da SP-258, o superintendente de Rodovias da Artesp, Roger Pêgas, e o diretor de gestão integrada da Motiva SPVias, concessionária responsável pela execução da obra, Guilherme Motta.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a relevância da duplicação para a mobilidade e segurança da população:
“Estamos aqui reunidos para celebrar um dia histórico para Itararé: o início imediato da duplicação do trecho urbano da SP-258. É uma obra curta, é verdade, do Posto Estradão até o trevo principal, mas com impacto enorme. Produtores rurais, empresários, trabalhadores e toda a população serão beneficiados com vias mais modernas, acessíveis e, acima de tudo, mais seguras. Essa duplicação é, antes de tudo, uma resposta urgente à necessidade de salvar vidas.”
O projeto abrange, além da duplicação do trecho entre os quilômetros 338+110 e 339+150, a remodelação de dispositivo de retorno, implantação de faixas de aceleração e desaceleração, duplicação de passagem inferior, nova sinalização vertical e horizontal, dispositivos de segurança e sistema de drenagem.
Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário Rafael Benini reforçou o compromisso do Estado com obras que promovem desenvolvimento regional:
“Essa obra vai garantir mais fluidez, conforto e segurança para todos que trafegam por aqui. É uma intervenção que melhora a conexão urbana, reduz o tempo de deslocamento e fortalece o potencial de crescimento da região.”
O prefeito João Fadel também agradeceu aos parceiros estaduais e reforçou que este é apenas o começo:
“Essa é só a primeira etapa. O projeto de duplicação completa da SP-258 até Capão Bonito já está em fase final, com previsão de início para 2026. Hoje, damos início a um novo momento para Itararé e para toda a região. Gratidão ao governador, ao deputado Ricardo Madalena e à Frente Parlamentar que tem sido essencial nesse avanço. Essa obra representa desenvolvimento, segurança e respeito com quem vive aqui.”
