Atividades focadas em gestantes e puérperas buscam fortalecer a conscientização sobre a importância dos primeiros anos de vida

Publicado em 8 de agosto de 2023

Prefeitura de Itararé (SP) celebra o Mês da Primeira Infância com programação especial

O mês de agosto, oficialmente designado como o Mês da Primeira Infância, recebe uma atenção especial em Itararé (SP). A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, preparou uma série de atividades para realçar a relevância do cuidado integral às gestantes e crianças de até seis anos de idade. Este período é reconhecidamente essencial para o desenvolvimento humano, estabelecendo as bases para um futuro saudável e próspero.

As gestantes e puérperas, período pós-parto que se estende até as 8 semanas, são especialmente convidadas a participar das atividades. A programação tem como objetivo não apenas educar, mas também envolver estas mulheres em uma causa que moldará o futuro da próxima geração de Itararé.

Para o prefeito, Heliton do Valle, a atenção aos primeiros anos de vida, bem como o suporte às mães, é essencial. “É nesse momento que nossas crianças estão em pleno crescimento e aprendizado, absorvendo intensamente o mundo ao seu redor. Ao dedicarmos o mês de agosto a essa causa tão vital, reafirmamos nosso compromisso com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das gestantes e das crianças de nossa Itararé”, finaliza.

Confira o cronograma de atividades:
09/08 (quarta-feira), às 13h30 – ESF Vila Osório
Grupo de gestantes
Público-alvo – Gestantes atendidas na Unidade

11/08 (sexta-feira), às 14h – ESF Central
Grupo de Gestantes
Público-alvo – Gestantes atendidas na Unidade

11/08 (sexta-feira), às 14h – AMBESP Santa Casa
Grupo de Gestantes
Público-alvo – Somente gestantes de alto risco

15/08 (terça-feira), às 13h30 – Câmara Municipal de Itararé (SP)
1º Seminário da Primeira Infância
Público-alvo – gestantes e puérperas do município.

Palestras:
A importância dos mil dias do bebê
Palestrante – Médica pediatra Ana Claúdia Panarello Cintra

Importância da equipe multidisciplinar nas dificuldades da amamentação
Palestrantes – Fisioterapeuta osteopata Dalton Lima; fonoaudióloga e consultora de amamentação Fabiane Elias Mizobuchi; e odontopediatra Soraia B. da Rosa Silva.

Primeiros socorros
Palestrante – Comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Itararé, segundo sargento Deivide Teixeira Carlos

Acompanhamento do pré-natal
Palestrante – Enfermeira Sibeli B. F de Melo Kanada