Prefeitura de Itararé

Ao todo, município já registrou 18 ocorrências da doença

Publicado em 13 de março de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) confirma mais cinco casos de dengue

Ao todo, município já registrou 18 ocorrências da doença

A Prefeitura de Itararé (SP) confirmou, nesta sexta-feira (13), mais cinco casos de dengue no município. Os bairros Tonico Adolfo, vila Osório, Jardim Ipanema, Jardim Alvorada e Vila Santa Terezinha são os mais afetados.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Gislene Fátima Oliveira, ao todo, já foram registradas 18 ocorrências da doença, sendo três importados, adquiridos em outro local, e 15 autóctones, transmitidos dentro do próprio município.

Segundo ela, a Prefeitura tem realizado diversas ações contra o mosquito, porém, a participação dos munícipes é fundamental para o combate. “Solicitamos a ajuda da população para conter a proliferação da doença. Se cada um fizer sua parte, poderemos impedir a reprodução do Aedes aegypti e evitar mais casos”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é necessário que os munícipes colaborem. “Além de permitir a entrada do agente de endemias, é de suma importância que o munícipe, sozinho, também possa, não somente identificar, como eliminar possíveis criadouros”, enfatiza.

Combate – De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com a dengue em mais de 100 países. Destes, 550 mil necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da doença.

No entanto, evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:

– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;

– Colocar areia nos vasos de plantas;

– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;

– Tampar bem as latas de lixo;

– Limpar as calhas regularmente;

– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.

Denúncias – As denúncias podem ser feitas junto à Vigilância Epidemiológica Municipal, através do telefone (15) 3531-8160.

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados