Publicado em 9 de abril de 2018
No ano passado professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais receberam orientações de braille
O manuseio da reglete requer treinamento e prática, explica Vilmar
O Dia Nacional do Sistema Braille foi comemorado no Brasil no domingo, 8 de abril. A data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no sistema educacional do Brasil.
Em prol da causa, no ano passado a prefeitura de Itararé (SP), a pedido do prefeito Heliton do Valle, promoveu oficinas de orientação básicas sobre o braille no ano passado, resultando no maior preparo para atendimento aos casos.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, aproximadamente 60 professores tiveram a oportunidade de participar da oficina que foi ministrado pelo pedagogo Vilmar Vieira.
Atualmente o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itararé (CAEEI) tem apenas uma aluna que faz uso do método, porém a instituição está apta a atender novos casos, se necessário.
A leitura e escrita em braille é feita através da reglete, um instrumento antigo composto por uma régua-guia além de um punção, que corresponde a uma caneta, com o qual o papel é pressionado, explica Vilmar.
Segundo ele, na oficina os professores fizeram uso da reglete e aprenderam o alfabeto. “A escrita e leitura em braille requer prática, mas é importante que todos da área da educação tenham uma noção de como manusear a reglete”, diz ele.
Ana conta que o setor da educação conta com outros métodos de ensino para quem tem alguma deficiência visual (DV). Nas salas multidisciplinares os computadores estão equipados com fones de ouvido e contam com programas especiais para que os alunos DV tenham um bom ritmo de aprendizagem.
Saiba mais – O CAEEI fica na rua Major Queiroz, 312, centro e atende no número (15) 3531-8130.