Ação está sendo desenvolvida na Horta Municipal
Publicado em 28 de setembro de 2018
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, vem desenvolvendo um projeto modelo de compostagem na Horta Municipal.
De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luís Capelassi, o projeto é de extrema importância, pois o material resultante do processo é utilizado como fertilizante para as mudas produzidas no viveiro do local, fornecendo boa parte dos nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Conforme a engenheira agrônoma, Danieli Wesgueber, a compostagem ainda é capaz de recuperar áreas desgastadas e melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo. “O aproveitamento de materiais como restos de folhas e galhos moídos é fundamental para promover a sustentabilidade no meio agrícola, reduzindo as perdas de nutrientes e otimizando o seu aproveitamento”, explica.
Compostagem – A compostagem é um processo biológico natural onde micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.
Segundo Capelassi, a ação pode ser considerada como uma espécie de ‘reciclagem’ do resíduo orgânico. “Além do reaproveitamento do material que seria considerado lixo, a compostagem ainda produz aquele que é o melhor adubo e condicionador de solo, o que permite uma grande melhora na conservação e recuperação dele e, por consequência, resulta numa maior produtividade”, finaliza.