Publicado em 5 de outubro de 2017
Ação está sendo desenvolvida na horta municipal
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, está desenvolvendo um projeto piloto de compostagem na horta municipal.
O intuito é ensinar aos produtores rurais a importância da ação na utilização como melhoramento do solo.
De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria, Danieli Wesgueber, para ser utilizada como enriquecedora do solo, a compostagem é uma grande aliada da agricultura, pois através de decomposição de diversos materiais vegetais, a sua incorporação ao solo, além de fornecer nutrientes às plantas cultivadas, é capaz de recuperar áreas desgastadas. “Ela visa melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo”, explica.
Conforme ela, o aproveitamento dos materiais como restos de folhas, galhos moídos e vários outros é fundamental para promover a sustentabilidade da agricultura e a conservação do ambiente, reduzindo as perdas de nutrientes e otimizando o seu aproveitamento. “O composto orgânico é considerado o melhor adubo e condicionador de solo, o que permite uma grande melhora na conservação e recuperação dele, por consequência, resultado numa maior produtividade”, finaliza.