Publicado em 15 de maio de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, divulgou na terça-feira (14) o mais recente boletim sobre a situação da dengue no município. O levantamento compreende os dados registrados entre 1º de janeiro e 13 de maio.
De acordo com o relatório, Itararé contabiliza 940 notificações de dengue no período. Desse total, 218 casos foram confirmados, 156 aguardando resultado de exames e 566 foram descartados.
Entre os bairros com maior número de casos confirmados estão:
- Alvorada: 80 confirmações
- Vila Osório: 38 confirmações
- Santa Terezinha: 30 confirmações
- Tonico Adolfo: 28 confirmações
- Central: 24 confirmações
O boletim também informa que, dos pacientes que aguardam resultado de sorologia, há 21 testes NS1 positivos, o que indica a presença recente do vírus no organismo.
A Secretaria de Saúde reforça a importância do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A população deve eliminar recipientes que acumulam água parada, manter caixas d’água bem tampadas e permitir o acesso dos agentes de endemias às residências.
A administração municipal segue mobilizada no enfrentamento ao avanço da doença, com ações de orientação, visitas domiciliares e nebulização nos bairros mais afetados.
