Publicado em 21 de maio de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na sexta-feira (16), uma iniciativa transformadora voltada às mulheres atendidas pelo serviço, que enfrentaram situações de violência doméstica.
O evento aconteceu no Hotel Rancho das Pedras, em Itaberá (SP), e proporcionou um dia especial de autocuidado, fortalecimento emocional e socialização. A ação foi desenvolvida em parceria com o Espaço SER e contou com a condução da fisioterapeuta e terapeuta holística Manuela Botelho, que promoveu vivências em grupo com foco no bem-estar integral. Também participou a professora de artes e teatro Nádia Camargo, que liderou dinâmicas criativas, estimulando a expressão, o acolhimento e a conexão entre as participantes.
Segundo a coordenadora do CREAS, a assistente social Luciana Perucio, o encontro foi essencial para o processo de superação das mulheres. “Essas vivências oferecem uma experiência única, que contribui para a reconstrução da autoestima, o fortalecimento da saúde mental e o empoderamento pessoal”, afirmou.
O day use teve como foco principal o autocuidado e o autoconhecimento, ferramentas fundamentais para romper o ciclo da violência. Por meio de atividades integrativas, o evento promoveu o alívio emocional, o fortalecimento da autoestima e o resgate do sentimento de pertencimento.
A gestão do prefeito João Fadel tem demonstrado atenção especial às demandas do público feminino, com o constante apoio a políticas públicas voltadas à proteção, ao cuidado e à valorização das mulheres. A secretária municipal de Assistência Social, Maria Inês Rolim, reforça esse compromisso ao incentivar e apoiar iniciativas que promovam dignidade, segurança e fortalecimento social para quem vive em situação de vulnerabilidade.
“Promover espaços seguros, acolhedores e de cuidado é essencial para que essas mulheres possam resgatar sua identidade, desenvolver vínculos saudáveis e construir novos caminhos de vida com mais liberdade, equilíbrio e autonomia”, finalizou a secretária da Pasta.

