Saiba quais são e como contatar os órgãos responsáveis pela destinação adequada dos materiais

Publicado em 17 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Itararé (SP) explica: Como e onde deve ser realizado o descarte de cada resíduo?

Que lugar de lixo, é no lixo, todo mundo sabe. Mas, e que cada tipo de resíduo requer uma maneira adequada de descarte, você sabia?

Materiais como geladeiras, pneus, entulhos, papel e plástico não devem ser destinados à aterros sanitários, e muito menos descartados descuidadamente na natureza, a fim de evitar impacto ambiental.

De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, a Prefeitura de Itararé (SP) disponibiliza serviços especializados para o descarte adequado desses itens.

Segundo ele, para resíduos eletrônicos, por exemplo, há o Eco Ponto Municipal, que funciona às quartas-feiras, das 8h às 16h30. “Há também a Cooperativa de Reciclagem, que realiza coleta mediante agendamento, e locais específicos para o descarte de restos de poda, troncos e galhos”, destaca.

Para o prefeito, Heliton do Valle, é fundamental que a população se informe para colaborar com a preservação da natureza. “É nossa responsabilidade como cidadãos preservar e zelar pela limpeza e saúde da terra onde vivemos. Se cada um fizer sua parte, conseguiremos chegar mais longe”, enfatiza.

Saiba mais – Confira abaixo a destinação correta, e qual órgão acionar, para o descarte de diferentes resíduos:

– Entulhos e restos de materiais de construção até 1m³
Ligar para Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente, através do (15) 3532-2457.

-Material reciclável (Metal, papel, papelão, tetrapak, plástico e vidro
Agendar coleta junto a Cooperativa de Reciclagem, através do (15) 3532-2457.

– Pneus, câmaras de ar, resíduos eletrônicos, pilhas e baterias
Levar ao Eco Ponto Municipal, à rua São Pedro, 2340, Centro. Atendimento às quartas-feiras, das 8h às 16h30.

– Resíduos de poda e jardinagem (troncos e galhos)
Levar ao Viveiro Municipal, mediante prévia autorização junto à Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente.