Entenda quem pode e como participar das atividades promovidas pelo órgão

Publicado em 6 de novembro de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) explica: O que é o Cras?

No espaço, são desenvolvidas diversas atividades recreativas através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem investido em ações que visam atender demandas sociais junto a população, a fim de evitar a ocorrência de situações de vulnerabilidade. Nesse sentido, dentre diversas iniciativas, a gestão Heliton do Valle vem trabalhando em conjunto com os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras).

De acordo com a secretária da Pasta, Luciana Perucio, o Cras possui um papel fundamental na prevenção da ruptura dos laços familiares. “Um dos principais objetivos dos Centros de Referência é, através do fortalecimento da convivência familiar e comunitária e da ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais, promover melhorias na qualidade de vida dos usuários”, destaca.

Atividades – Conforme Luciana, no espaço, são desenvolvidas diversas atividades recreativas através dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. “Essas ações são realizadas de acordo com a faixa etária de cada público, com serviços voltados a crianças de três a seis anos, adolescentes de 15 à 17 e idosos a partir de 60 anos”, explica.

Além dos programas e serviços ofertados pela Proteção Básica no Município de Itararé, a partir do mês de novembro, a população também passará a ter acesso ao Cadastro Único para os Programas do Governo Federal no local.

Quem pode participar – As atividades desenvolvidas pelo Cras são voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais ou que aos critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas.

Saiba mais – Para participar, ou obter mais informações, o usuário deverá procurar o Cras mais perto de sua casa. A unidade Novo Horizonte fica a rua Padre Caetano Jovino, 421, no Bairro Velho, telefone (15) 3531-2675, e a sede do Centenário, fica a rua Névio Samuel Barddal, 97, Parque Centenário, telefone (15) 3531-4059.