Publicado em 13 de novembro de 2017
Trabalho em conjunto na área da Saúde traz bons resultados
Pessoas em tratamento devem manter em dia suas consultas médicas
Esta terça-feira (14) é dedicada ao ‘Dia Do Diabético’. A data, criada em 1991, veio em resposta a preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo crescente número de diagnósticos no mundo.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Itararé (SP), Ana Maria de Souza, a cidade tem atualmente 1.848 pessoas tratando algum tipo da doença, que pode se manifestar de formas diferentes.
Conforme a secretária, no diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem o hormônio. No tipo 2, além da diminuição da secreção de insulina, o corpo começa a rejeitar o efeito do hormônio.
“Para cuidar desses pacientes, o sistema de saúde da cidade trabalha em conjunto. Além das consultas de rotina com os médicos e as orientações que são transmitidas a eles, nossa equipe de Agentes Comunitários de Saúde estão atentos”, conta Ana.
A secretária explica que os agentes fazem regularmente a visita domiciliar para atender os paciente e fazem a convocação dos faltosos. “Eles fazendo o controle da pressão arterial e do índice glicêmico constantemente diminui o risco de piora no quadro de quem está em tratamento, mas é preciso ter também essa atenção, se eles estão indo ao posto, realizar as consultas”, alerta.
Saiba mais – Para mais informações procure o Posto de Saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço ou dirija-se a Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone (15) 3531-8160.