Publicado em 2 de julho de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou na segunda-feira (30) o 1º Curso Tático de Operadores do Grupamento de Operações com Cães (GOC). A abertura oficial do curso foi realizada pelo prefeito João Jorge Fadel Filho, na base da GCM de Itararé.
A capacitação tem como foco o treinamento e a formação de agentes para o Patrulhamento Tático Motorizado aliado ao trabalho com cães, ampliando a capacidade técnica e operacional das corporações participantes. Promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento da GCM de Itararé (EFAGI), o curso já ganhou destaque em nível nacional, atraindo o interesse de guardas municipais de diversas cidades do Brasil.
Durante o período de inscrições, mais de 50 agentes demonstraram interesse em participar, contudo, segundo comandante da GCM de Itararé, Paulo Perucio, por questões logísticas e administrativas de cada município, a turma foi composta por dez integrantes, que agora passam por 19 dias de treinamentos intensos, com atividades teóricas e práticas realizadas em período diurno e noturno.
Perucio destacou a importância do curso para o fortalecimento da segurança pública:
“Nosso objetivo sempre foi qualificar nossa própria corporação, mas a qualidade dos instrutores e a seriedade do projeto fizeram o curso ganhar grande visibilidade. Hoje, Itararé é referência na região, com a única GCM que possui uma Escola de Formação estruturada e respeitada”, ressaltou.
O chefe do Executivo também enfatizou o compromisso da gestão com a segurança pública:
“A segurança da população é prioridade em nosso governo. Investir na capacitação dos nossos guardas e abrir as portas para que outras forças de segurança também se beneficiem mostra que estamos avançando de forma concreta e eficiente”, afirmou.
Conforme ainda o comandante, “com essa iniciativa, Itararé se destaca na formação e qualificação de agentes de segurança pública, contribuindo diretamente para o fortalecimento da segurança na cidade e na região”.

