Publicado em 26 de março de 2025

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início ao plantio de batata semente, conforme anunciado nas primeiras semanas de janeiro. O projeto tem como objetivo incentivar a cultura da batata inglesa no município, oferecendo aos produtores rurais a oportunidade de diversificar suas lavouras, que atualmente têm foco em hortaliças, milho, soja e feijão.
As primeiras batatas sementes foram fornecidas pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que possui um polo em Itararé, e o plantio inicial ocorre na Horta Municipal e na comunidade rural Fazenda Brasil, onde 20 famílias de agricultores serão beneficiadas.
De acordo com o presidente da associação da Fazenda Brasil, Sérgio da Silva Conceição, após cerca de quatro meses, as sementes terão germinado e estarão prontas para distribuição às demais famílias da comunidade, aumentando a produção e gerando renda. “Essa iniciativa da Prefeitura é muito importante, pois nos dá uma nova alternativa de cultivo e fortalece a agricultura familiar em nossa região”, destacou Sérgio.
Na Horta Municipal, as sementes já foram plantadas e, assim que estiverem prontas, serão distribuídas aos produtores rurais do município, ampliando ainda mais a produção. Segundo a secretária municipal de Agricultura, Patrícia Lima, as batatas poderão ser comercializadas diretamente ao consumidor final, para revendedores e também farão parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), iniciativa que compra produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
Além disto, Patrícia ressalta que as batatas também integrarão a Cesta Verde, que faz parte do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), cuja aquisição é destinada ao fornecimento de verduras, legumes e hortaliças a famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Assistência Social.
Conforme ainda a secretária, as batatas sementes fornecidas pelo IAC levaram cerca de 10 anos para serem desenvolvidas de acordo com as características do solo de Itararé, por isso, são altamente adaptadas à região, garantindo baixa perda na produção, menor necessidade de defensivos agrícolas e resultando em um produto de altíssima qualidade e agroecológico. Ao todo foram plantadas três variedades de batatas, sendo IAC Rurik, IAC Frida, e IAC Clone (365).
“Esse projeto, que é inédito no município, reforça o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do agronegócio em Itararé, investindo na diversificação da produção e na valorização dos nossos agricultores”, concluiu a secretária Patrícia Lima.

