Alimentação escolar passará a oferecer ainda mais variedade de alimentos em 2020

Publicado em 19 de novembro de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) inova no cardápio da Rede Municipal de Ensino

Arroz, feijão, carne bovina, suína, frango, peixe e o colorido de verduras, legumes, cereais fazem parte da rotina — e da alimentação —  diária dos alunos de Itararé (SP). Ofertar comida boa e saudável às escolas do município é uma das prioridades do prefeito, Heliton do Valle, desde o início da gestão.

Atualmente, a Prefeitura é responsável pelo fornecimento da alimentação escolar dos alunos matriculados nas redes de ensino públicas municipal e estadual. No total, são 9.487 alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), resultando em 22 mil refeições servidas por dia, distribuídas em 33 unidades escolares. O investimento é de, aproximadamente, R$ 2.123.992,40/ano.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Maria F. S. Oliveira, no momento, a alimentação escolar conta com cerca de 150 variedades de alimentos utilizados no cardápio. “O menu diário é completo e balanceado para atender aos alunos de cada faixa etária”, detalha.

“As creches e ensino de período integral recebem quatro refeições ao dia; alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em período parcial, duas e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma refeição diária”, explica ela.

Atualização do cardápio – Visando o bem estar dos estudantes e oferecer uma alimentação cada vez mais completa, em 2020, o cardápio das unidades escolares passará por mudanças.

Segundo a nutricionista da Rede, Mariah Pereira, todas as alterações foram decididas através de uma reunião junto as outras profissionais da área, Juliana Azevedo e Adrielen Silva; a responsável de finanças da Educação e merenda escolar, Simone Ramos e a secretária, Ana Maria, através de dados do Guia Alimentar para população brasileira preconizado pelo Ministério da Saúde e das normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE.

Conforme Mariah, serão incluídos vários alimentos naturais, maior variedade de verduras, legumes e frutas, diferentes tipos e cortes de carne. “Compraremos também produtos integrais e mais naturais, tais como aveia, arroz integral, barra de cereal, chocolate em pó 50% e leite integral UHT, além de diferentes alimentos para crianças com dietas restritivas”, enfatiza.

Para o chefe do Executivo, garantir uma alimentação balanceada é também garantir o aprendizado. “É necessário que nossa crianças tenham todos os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver física e mentalmente. Comer bem é também garantir um futuro melhor”, finaliza.