Publicado em 21 de setembro de 2017
Outros espaços públicos devem ser contemplados com as luzes que garantem economia de 85% ao município
Lâmpadas foram trocadas no Parque Ecológico da Barreira
Poupar os recursos do planeta, diminuindo o consumo – e a conta – da energia elétrica é um dos objetivos da troca de lâmpadas comuns pelas de LED, efetuada pela Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente. A troca foi realizada na Base da Guarda Civil Municipal, no Parque Ecológico da Barreira. O prefeito Heliton do Valle vê na ação mais que uma medida de economia. “Estamos preparando nossa cidade para um futuro conectado à modernidade e alinhado ao que se espera de um município responsável com as questões ambientais”, diz.
Segundo informou o engenheiro ambiental Luiz Alberto Capelassi, da Coordenadoria de Meio Ambiente, foram quatro lâmpadas trocadas, além de um refletor. “Essas lâmpadas de LED têm uma vida útil maior e o consumo de energia é muito menor. A economia gerada é de 85%”, explica. A Prefeitura deve manter as trocas de lâmpadas em outros espaços públicos.
Vantagens
A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED é uma forte tendência. A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, consequentemente não desperdiça energia. O LED pode chegar a mais de 50 mil horas de vida útil, enquanto que as lâmpadas incandescentes duram mil horas. A iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.
Na hora do descarte, as lâmpadas de LED também apresentam vantagens para o planeta. Como o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes.